Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Carrefour divulga carta de retratação a produtores brasileiros de carne

Empresa diz que vai continuar a apoiar cadeias agrícolas brasileiras, mas não volta atrás da decisão sobre a França

Aiana Freitas de Aiana Freitas
26 de novembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Carrefour divulga carta de retratação a produtores brasileiros de carne

O Grupo Carrefour divulgou nesta terça, 26, uma nota por meio da qual pretende amenizar “desentendimentos” sobre declaração dada na semana passada sobre o acordo de livre comércio com o Mercosul. Na nota, a empresa afirma que nunca colocou “a agricultura francesa contra a agricultura brasileira”.

No último dia 20, o CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, divulgou um comunicado nas suas redes sociais afirmando que a varejista se comprometia, a partir daquele dia, a não vender carnes do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, independentemente dos “preços e quantidades de carne” que esses países possam oferecer.

O CEO afirmou que a decisão foi tomada após ouvir o “desânimo e a raiva” dos agricultores franceses, que protestam contra a proposta de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

De lá para cá, a empresa foi alvo de diversas críticas. A Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) manifestou repúdio à decisão do Carrefour e chegou a propor que empresários do setor de hotelaria e alimentação fora do lar promovessem um boicote à empresa. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou preocupação com a ação, que classificou como protecionista.

Na nota divulgada nesta terça, a empresa diz que, na França, o Carrefour é o principal parceiro da agricultura francesa. “Nós adquirimos quase toda a nossa carne francesa exclusivamente na França e continuaremos a fazê-lo. A decisão do Carrefour França não tem a intenção de alterar as regras de um mercado francês que já é amplamente estruturado em torno de cadeias de suprimentos locais. É uma forma legítima de tranquilizar os fazendeiros franceses, que estão no meio de uma grave crise, sobre a sustentabilidade do nosso apoio e de nossas compras locais.”

Sobre a situação fora daquele país, a nota continua: “Do outro lado do Atlântico, adquirimos a grande maioria da nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo. Os mesmos valores de enraizamento e parceria inspiraram nosso relacionamento com o setor agrícola brasileiro por 50 anos. Testemunhamos e apreciamos diariamente seu profissionalismo e comprometimento com a terra e o gado.”

O Carrefour diz, ainda, que lamenta que a comunicação tenha sido percebida como um questionamento da parceria com a agricultura brasileira ou como uma crítica a ela. “Temos orgulho de ser o principal parceiro e um promotor histórico da agricultura brasileira. Melhor do que ninguém, entendemos os padrões seguidos pela carne brasileira, sua alta qualidade e seu sabor. Continuaremos a apoiar e promover as cadeias de suprimentos agrícolas brasileiras, assim como temos feito no Brasil por quase 50 anos. Por meio do nosso crescimento, contribuímos para o desenvolvimento dos produtores agrícolas brasileiros, seguindo uma abordagem consistente de parceria construtiva.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Próxima Postagem

Carrefour tenta reverter crise com carta ao governo; retratação depende de agenda ministerial

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Carrefour abre mais de 6 mil vagas de emprego em todo o Brasil

Carrefour tenta reverter crise com carta ao governo; retratação depende de agenda ministerial

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.