O impacto da Covid-19 no varejo e no consumo brasileiro, a aceleração das transformações digitais nas empresas, a revolução nos meios de pagamentos e os efeitos no comércio local são algumas das agendas que envolvem os desafios para a retomada econômica no pós-pandemia.
Considerando esse cenário e a fim de apoiar empresas e empresários em suas tomadas de decisão, a Mercado&Consumo, com apoio da Gouvêa Ecosystem, realizou uma curadoria aprofundada de pesquisas e informações referenciadas de mercado e reuniu esse conteúdo num e-book inédito. A publicação apresenta artigos exclusivos e indispensáveis para colaborar com o setor que mais emprega no mundo – além de outros mercados coligados.
Intitulado “O mercado, o consumo e o varejo pós-pandemia”, o arquivo completo estará disponível para download gratuito e com exclusividade ao público inscrito no “Retail Trends – Estratégias Vencedoras para 2021”, evento online promovido pela Gouvêa Experience no dia 28 de janeiro.
A organização é de Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo. “No momento em que todos repensam tudo estimulados pela emergente nova realidade, reunimos um grupo de especialistas e parceiros para trazer insights e propostas que contribuam para tornar o futuro próximo ainda mais atraente para quem atua no consumo e no varejo. Como temos feito nos últimos 32 anos”, afirma o executivo.
Na conclusão, Gouvêa aponta as 25 transformações que estão em constante mutação desde o início da pandemia e devem continuar no cenário até 2025. Entre algumas elas, detalhamentos sobre potencial de consumo, transformação do e-commerce, ecossistemas brasileiros, estratégias DTC (Direct To Consumer), franquias, globalização, shopping centers, foodservice, delivery, hiperconveniência, formatos de lojas, turismo, entretenimento, economia compartilhada e vendas diretas.
Todos os pontos concluem ou sintetizam muitas das análises trazidas pelos especialistas. Segundo o executivo, o e-book pretende ser uma obra viva, ao menos durante 2021, considerado o ano da retomada balizada pela disponibilização da vacina.
Lançado em 25 de janeiro, o e-book já está entre os lançamentos mais lidos na plataforma digital da Amazon, por R$ 26,80.
Legados, resiliência e sustentabilidade
Nesta edição do Retail Trends, consultores nacionais e estrangeiros, além de grandes executivos do varejo, debatem os rumos de 2021 para o setor. Os “legados e perspectivas” da pandemia serão tema da apresentação de Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.
“O varejo resiliente” será apresentado por Piers Fawkes, fundador e presidente da consultoria americana PSFK. Ele vai falar sobre um estudo lançado recentemente sobre o futuro do varejo. Em outro momento, Beth Furtado, CSO da Gouvêa Experience; Guilherme Baldacci, sócio-diretor da Friedman; e Alexandre Machado, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, vão debater “Estratégias para 2021”.
O palco virtual do Retail Trends contará também com a presença de Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, que trará em seu discurso mais detalhes sobre “Pivotar, a competência essencial”. Já Magda Espuga, CEO da consultoria Kiss Retail, da Espanha, vai falar sobre “O varejo & marcas sustentáveis”. Logo depois, o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, e a editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, vão falar sobre os principais destaques do Retail’s Big Show – Chapter 1, o maior evento de varejo do mundo, realizado virtualmente neste ano.
O evento será concluído com um debate entre Sergio Boriello, CEO da Pernambucanas e Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil, e mediação de Marcos Gouvêa de Souza.
Imagem: Divulgação