Disensa, varejista de material de construção, cresce 60% em franquias em 2021

O faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 244,8 milhões, 11% superior ao do ano anterior

Disensa atrai investidores para o varejo de material de construção

A varejista de material de construção Disensa encerrou o ano de 2021 com um crescimento de 60% em número de novos franqueados. Foram 93 novos contratos firmados pela franqueadora, ante os 58 assinados ao longo de 2020. O faturamento fechou 2021 em mais de R$ 244,8 milhões, 11% superior ao do ano anterior.

No total, a empresa, que pertence ao grupo franco-suíço LafargeHolcim e chegou ao Brasil em 2018, já conta com 223 contratos no País. A Disensa está presente em seis Estados: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Para 2022, está prevista a entrada em duas novas praças: Alagoas e Espírito Santo. A meta é fechar o ano com 100 novas lojas no país.

“Em 2021, registramos recordes operacionais e financeiros, inauguramos nossas primeiras lojas em Minas Gerais e alcançamos uma forte expansão no Estado de São Paulo. Mesmo com as variações no cenário econômico, conseguimos um resultado consistente, tanto em termos de novos contratos, quanto de faturamento”, afirma o gerente-geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.

Expansão em São Paulo

No último ano, a expansão no mercado paulista, que concentra 40% de todo o comércio de material de construção no Brasil, foi significativa. A rede encerrou 2021 com 26 lojas no Estado, sendo 23 destas inauguradas em 2021. Com isso, o faturamento anual em São Paulo pulou de cerca de R$ 6,3 milhões, para mais de R$ 21,9 milhões, uma alta de 244%.

Em julho, a Disensa entrou no Estado de Minas Gerais, com a inauguração da primeira loja em Juiz de Fora. Em apenas cinco meses, foram firmados 14 contratos e a rede já possui oito unidades no Estado.

Em 2021, a Disensa seguiu investindo na capacitação de seus parceiros comerciais e seus funcionários. A Escola de Gestão, que apresenta trilhas completas para o desenvolvimento do negócio, capacitou mais de 553 proprietários e gerentes de loja.

A rede também oferece treinamentos técnicos com indústrias parceiras. O objetivo é levar conhecimento sobre os produtos para que os vendedores possam oferecer um atendimento consultivo, ajudando o cliente em suas necessidades.

Ao longo do ano, centenas de funcionários foram capacitados em 11 treinamentos com nove indústrias parceiras. Além disso, foram realizadas 1.499 consultorias, entre online e presencial. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.

Para este ano, a rede também vai integrar as ações de marketing com as do comercial. Com o planejamento conjunto, a rede espera otimizar as compras dos franqueados, melhorar as condições junto às indústrias parceiras e garantir o pleno abastecimento de cada tipo de produto, de acordo com o calendário de ações e promoções previstos.

Novas parcerias

Em 2021, a Disensa fechou parceria com a BizCapital, fintech voltada para soluções financeiras para a pequena empresa brasileira. O objetivo é facilitar o acesso dos franqueados a rápidas injeções de crédito de forma simples. Os lojistas podem obter até R$ 500 mil, com pagamento parcelado em até 24 meses e taxas mensais a partir de 1,99%. O processo para obtenção de crédito é 100% online, por meio do portal do franqueado. Quando aprovado, o crédito entra na conta em até um dia útil. O pagamento é feito por meio de boletos, recebidos por e-mail, mensalmente.

No período, a rede também firmou parceria com a Toca Obra, empresa de tecnologia especializada no varejo digital da construção. Assim, os clientes ganharam mais uma opção para comprar nas lojas Disensa na forma online, utilizando o maior marketplace de material de construção do Brasil. Por meio da plataforma, as lojas da rede venderam R$ 38 mil em apenas quatro meses de operação.

Lançado em agosto de 2020, o cartão Disensa seguiu sendo uma das principais operações da rede em 2021. Foram emitidos mais de 9 mil cartões até o momento, sendo 5.400 cartões no ano passado. Os lojistas que passaram a fazer uso do cartão aumentaram em média 42% suas vendas e o faturamento no período ultrapassa R$ 6 milhões, o que equivale ao valor de 152 carros populares ou a 30 casas populares. Cerca de 38% dos clientes que utilizam o cartão voltam às lojas para novas compras, utilizando a mesma forma de pagamento. Em 2021, a pré-aprovação passou a ser feita pelo site da rede e o cliente passou a escolher em que loja gostaria de finalizar o processo de emissão. Para 2022, a meta é tornar o processo direto, totalmente online.

No sistema PagSeguro, foram mais de R$ 64 milhões em novas transações. O valor economizado pelos franqueados Disensa, que utilizaram PagSeguro durante o ano de 2021, equivale a R$ 643.417,18. Este valor corresponde a 961 cestas básicas ou a 585 salários-mínimos ou a 43 mil sacos de arroz de 5 kg.

Imagem: Divulgação

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