Dona da Zara expande marca de baixo custo para competir com a Shein

Presente em 16 países, a Lefties não está listada entre as marcas oficiais da Inditex no site da companhia

Dona da Zara expande marca de baixo custo para competir com a Shein

A Lefties era apenas uma rede de lojas de departamento, vendendo roupas de baixo custo, quando o mercado percebeu, nesta semana, que a marca passou a ser a principal estratégia da Inditex, proprietária da Zara, para competir com a Shein, a gigante asiática que faturou oficialmente US$ 30 bilhões em 2023 e detém um quinto das vendas de roupas e acessórios em todo mundo.

Segundo a Reuters, o rápido crescimento da companhia chinesa, sem lojas físicas, por enquanto, está pressionando varejistas como a Inditex a encontrar maneiras de competir nesse mercado. A recente fusão da Arezzo&Co, que traz em seu portfólio, além da Arezzo, as marcas Shutz e Anacapri, com o Grupo Soma, proprietário da Hering e Farm, também faz parte da estratégia das empresas em meio ao reordenamento global da moda após a invasão chinesa neste segmento.

A Zara, inclusive, foi considerada a maior rede fast fashion mundial até ser superada pela Shein. O aumento de preços das roupas, frente à alta inflacionária, reduziu a capacidade competitiva da marca, que passou a buscar um público mais sofisticado e com maior poder compra.

Mas, diante do tsunami asiático, ganhando força com a entrada de outra chinesa, a Temu, a estratégia da Inditex voltou-se para a Lefties. Fundada em 1993 como uma saída para as “sobras” da Zara, hoje, a franquia está presente em 16 países – de Portugal ao Egito, do México à Romênia,

Na Espanha, o berço do grupo Inditex, a Lefties possui 25 lojas físicas e passou de 3,5 milhões de clientes em 2019 para 5 milhões em 2023, ficando logo atrás da Shein, com 5,2 milhões de consumidores em sua carteira, de acordo com as estimativas de mercado feitas pela Kantar e publicadas pela agência de notícia Reuters.

Os preços, certamente, são o grande atrativo. No e-commerce da varejista em Portugal é possível pesquisar os preços das peças. Na categoria promocional, o valor mais alto encontrado é o de uma bota cowboy, branca, por 25,19 euros (R$ 134,83). Utilizando o filtro “do menor preço para o maior” – e desconsiderando os primeiros acessórios da página (artigos para pets e carteira de cartões) -, uma blusa feminina, ombro a ombro, custa 3,89 euros (R$ 20,82). Um casaco acolchoado, próprio para o inverno europeu, está à venda por 12,99 euros (R$ 69,53) enquanto a camisa oversize, manga longa, sai por 15,99 euros (R$ 85,59) entre os lançamentos da estação.

Discrição

Apesar de ser apontada como tática de combate frente à Shein, a Lefties não está listada entre as marcas do grupo Inditex no site oficial da companhia.

Desde a sua fundação, a varejista de moda e acessórios está incluída nos relatórios financeiros da Zara, portanto, os seus dados ainda não são públicos.

Imagem: Shutterstock

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