Ecossistemas de negócios são tema de e-book

A partir de exemplos de gigantesdo varejo, obra mostra como modelo pode minimizar os impactos nas receitas

Em um ambiente de mercado com transformação constante, acelerado ainda mais pela pandemia de covid-19,  muitas empresas têm se reposicionado em ecossistemas de negócios como uma alternativa de ganhar mercado.

A partir de exemplos de grandes redes do varejo, o whitepaper “Ecossistemas de negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo” busca mostrar como esse modelo é possível minimizar os impactos nas receitas e dar novos rumos aos negócios, buscando o fortalecimento do relacionamento com os clientes.

Elaborado pelo fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza, e por Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, o e-book está à venda na Amazon por R$ 28,80.

“A maior contribuição desse trabalho é apoiar uma sensibilização mais ampla sobre a dimensão das transformações que o conceito de ecossistema está precipitando, principalmente na realidade de negócios atual e futura no mundo e com características próprias no Brasil”, diz Gouvêa.

Ao longo da leitura, verifica-se que a configuração no modelo ecossistema de negócios, além de trazer mais agilidade e foco para as empresas, viabiliza adaptabilidade, inovação e crescimento acelerados. Entre os cases apresentados no livro estão Carrefour Brasil, Americanas, B2W, Magazine Luiza, Alibaba, Pinduoduo, Tencent e Sonae.

A obra destaca ainda o potencial do uso cruzado dos dados do comportamento de consumo e também do crescimento do social commerce, que mistura compras com entretenimento, e muda completamente a estrutura e o status quo do consumo.

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile