Experiências como jantar fora, assistir a um filme ou participar de eventos da comunidade são as principais razões pelas quais as pessoas preferem comprar em shoppings a fazer compras online, de acordo com uma nova pesquisa norte-americana, apresentada na RECon 2013, realizada pela Glimcher Realty Trust, como parte de sua série RetailMonitor, que explora o comportamento do consumidor.
“A forma como os consumidores desfrutam o shopping mudou”, disse Michael P. Glimcher, presidente do conselho e CEO da Glimcher. “Hoje, o shopping é um destino que oferece mais do que apenas varejo. Apesar das compras serem a principal razão das pessoas irem ao shopping, a pesquisa mostrou que esta ação envolve também experiências – como jantar com a namorada e assistir a um filme na sexta-feira à noite. As pessoas querem um mix de varejo, restaurantes e entretenimento.”
A empresa C&T Marketing Group fez o levantamento com 3.344 adultos maiores de 18 anos, entre 11 e 12 de abril deste ano. De acordo com a pesquisa, 81% dos entrevistados disseram que compram com alguém. Além disso, os entrevistados disseram que estão dispostos a levar até 30 minutos para chegar ao shopping e ficar de 1 a 5 horas nele.
Além de experiências, o shopping continua a ser o local de encontro central em quase todas as comunidades, de acordo com a pesquisa. Mercados e música ao vivo estão entre os principais eventos que os entrevistados gostariam de ver mais regularmente no shopping, seguidos de eventos da comunidade. Da mesma forma, 52% das pessoas entrevistadas disseram que se as lojas oferecessem mais experiências como aulas de yoga, culinária, demonstrações e workshops, iriam visitar o shopping com mais frequência.
Metade de todos os consumidores pesquisados prefere fazer compras tanto no mall como online, e quase 30% dos entrevistados disseram que compram exclusivamente no shopping. Curiosamente, apenas 20% dos consumidores entrevistados disseram que compram exclusivamente online e menos ainda disseram que utilizam o showrooming no processo de compra.
Os resultados do estudo indicaram ainda que as compras online continuam a crescer, mas não podem competir com os shoppings, que ainda são preferidos por causa de sua capacidade de oferecer uma experiência tátil em um contexto social. A capacidade de experimentar roupas e acessórios (74%), a experiência de compra (55%) e loja de variedades (49%) foram citadas pelos entrevistados como as principais razões para fazer compras no shopping.