Vendas da bandeira de atacarejo nas lojas abertas há mais de um ano tiveram alta de 13,5% de abril a junho
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve lucro líquido consolidado de R$ 169 milhões no segundo trimestre, ante prejuízo de R$ 583 milhões registrado um ano antes. O resultado foi puxado pelo desempenho da bandeira de atacarejo Assaí e pela contabilização de créditos fiscais.
O GPA registrou no segundo trimestre ganhos tributários decorrentes de ressarcimento de ICMS que tiveram impacto positivo de R$ 447 milhões na margem bruta da divisão multivarejo (que abriga as bandeiras Extra e Pão de Açúcar).
No Assaí, as vendas nas lojas abertas há mais de um ano subiram 13,5% no segundo trimestre. Na bandeira Extra, as vendas em mesmas lojas tiveram crescimento de 7,6%.
O GPA informou que terminou junho com 110 lojas Assaí, quatro a mais que no primeiro trimestre. Os hipermercados Extra tiveram dez fechamentos entre abril e junho e encerraram o mês passado com 119 lojas.
O lucro líquido ajustado da varejista foi de R$ 412 milhões no segundo trimestre de 2017. O dado considera só a operação de alimentação, pois o GPA tem reportado os dados da Via Varejo – dona de Ponto Frio e Casas Bahia – como operação descontinuada, diante de sua intenção de vender a companhia.
Ontem, a Via Varejo divulgou prejuízo líquido de R$ 45 milhões no segundo trimestre, reduzindo as perdas em 87% em relação ao mesmo período do ano passado. A melhora do resultado foi considerada “impressionante” por analistas do Credit Suisse.
Fonte: Estadão