A quinta e maior edição do LATAM Retail Show foi aberta nesta terça (27), com palestra do governador de São Paulo, João Doria. Outras autoridades como o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, prestigiaram a solenidade. Em seu quinto ano, o evento tem 2 mil congressistas e 14 mil participantes. Na programação, são 293 palestrantes, responsáveis por 165 horas de conteúdo, sendo que 72 destas são gratuitas.
O fundador e diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza destacou a urgência para os mercados de varejo e consumo nacionais alcançarem os níveis de excelência globais.
“Cabe a nós do setor empresarial buscarmos fórmulas para reduzir a distância para mercados mais desenvolvidos. Quando escolhemos: última chamada como tema central é porque percebemos que não dá mais para adiar. O setor empresarial se deu conta da sua força e vem trazendo sua contribuição para transformação do país. É tempo de criarmos uma visão conjunta, utilizando os bons exemplos das principais nações globais e levarmos o Brasil a esse patamar”, destacou.
Na palestra de abertura, o governador João Doria comemorou os resultados recentes de São Paulo, com o crescimento de 0,89% de janeiro a julho – mais que o dobro do Brasil – e a geração de 221 mil empregos. “Temos um timaço. A primeira regra para o sucesso, na iniciativa privada ou pública, é ter um bom time para delegar, determinar objetivos e cobrar resultados”, destacou.
Doria destacou a importância do pensamento global e abordou as missões internacionais do governo a Davos (Suíça), Londres e China. Ele destacou a abertura do escritório comercial de São Paulo em Xangai. Um dos grandes resultados já obtidos foi da fábrica de calçados infantis Kidy, do município de Birigui. Segundo o governador, indústria vendeu R$ 25 milhões para o mercado chinês.
“É pensando grande, pensando em inovação, que o Governo de São Paulo obtém resultados. Buscamos ações e programas que gerem empregos e oportunidades. Uma economia que anda bem, responde bem no varejo”, finalizou.
Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do ecossistema do Grupo Gouvêa de Souza responsável pela realização do LATAM Retail Show, destacou os números superlativos do evento e o número recorde de associações parceira. “Troquemos conhecimento nessa jornada de conteúdo e relacionamento. Gostaria de destacar também a gigantesca quantidade recorde de associações parceiras participando. Esse ano completamos 30 anos de história ajudando a desenvolver o varejo e consumo do país”, ressaltou.
Para Bruno Covas, prefeito de São Paulo, o LATAM Retail Show tem tudo a ver com a megalópole. “A cidade se orgulha desse evento, que estimula o turismo de negócios e a geração de renda. Só o varejo é responsável por 700 mil empregos de carteira assinada na cidade. Sozinha, São Paulo arrecada 53% do ISS do país”, disse.
* Foto: Terassan Fotografia