O Emporio Fasano, mercearia de luxo localizada no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo, deu início à sua primeira fase de ampliação e acaba de ganhar mais um espaço. Um imóvel contíguo foi incorporado ao edifício principal, que já conta com padaria, hortifrúti, rotisseria, adega e cafeteria, adicionado mais 120 m² ao Emporio.
Além do espaço maior, o Emporio Fasano agora conta com novas experiências voltadas à gastronomia e à enologia. Entre elas, está um brunch oferecidos aos domingos, um menu completo de almoço e jantar todos os dias e workshops de vinhos, semanais sob o comando dos sommeliers Manoel Beato e Renato Brasil.
Vanessa Sandrini, diretora de Varejo do JHSF/Fasano e responsável pelo Emporio Fasano, destaca que, com a ampliação, o Emporio Fasano não apenas expande seu espaço físico, mas “enriquece a experiência dos clientes”.
“Desde as reuniões de confrarias às quartas-feiras, passando pelas aulas de vinhos às quintas, até o nosso novo brunch aos domingos e sábados, cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência memorável. O serviço de 5 o’clock tea e o happy hour de sexta-feira com jazz são exemplos da nossa busca por criar momentos únicos. Essas experiências são vitais para transformar cada visita em uma jornada envolvente e personalizada, indo além de simples transações para criar conexões emocionais profundas com nossos clientes.”
Toque natalino e sotaque italiano
O espaço ampliado estreia com toque natalino e “sotaque” italiano. Além dos 5 mil itens já existentes no catálogo, o Emporio Fasano passa a contar com mais 600 artigos, incluindo vinhos e cestas de presentes personalizáveis. Os panetones artesanais ganham destaque nesta época.
A linha Fasano Casa, com peças selecionadas por Ana Joma Fasano, tem lugar de destaque no ambiente: são velas aromáticas, roupas de cama e cerâmicas, entre outros objetos. As novidades são celebradas junto com uma campanha nova que será feita nas redes sociais com o slogan: “Por tudo isso, queremos ver você no Emporio Fasano.”
A casa também está lançando, neste fim de ano, a “Cesta do Bem”. A iniciativa é realizada em colaboração com a Polvo Lab, um fundo de investimento privado dedicado a gerar mobilidade social. “Esta parceria é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e o impacto social positivo. A Cesta do Bem é uma coleção cuidadosamente curada de produtos que apoiam a economia familiar e têm um impacto significativo na vida de mais de mil famílias, principalmente no Piauí”, afirma Vanessa Sandrini.
Um dos elementos centrais da cesta é o Mel Mesmo, um mel orgânico de alta qualidade proveniente do sertão do Piauí, produzido pela COMAPI. O produto é totalmente natural, orgânico certificado e sem aditivos, além de carregar um grande impacto ambiental e social. A produção e venda do mel contribuem para a preservação do bioma da Caatinga e garantem a geração de renda sustentável para mais de 600 famílias apicultoras na região.
“A Cesta do Bem representa a essência do luxo contemporâneo que o Emporio Fasano busca cultivar: um luxo que é inclusivo e não excludente, que valoriza a autenticidade e a conexão emocional.”
Mercado de luxo
O mercado global de luxo atingiu o valor de € 345 bilhões, ou cerca de US$ 374,50 bilhões, em 2022. O número foi recorde, segundo um estudo realizado pela Bain & Company no Hemisfério Norte e apresentado à Altagamma, associação italiana de fabricantes de artigos de luxo. O estudo ainda prevê um crescimento contínuo nesse setor, apesar das tensões geopolíticas e das incertezas no cenário macroeconômico.
Para Vanessa Sandrini, do Emporio Fasano, no Brasil o mercado de luxo tem se adaptado às novas demandas dos consumidores, que buscam, segundo ela, experiências mais autênticas e significativas. “A tendência é a valorização de experiências que vão além do material, focando no emocional e no exclusivo.”
“No Emporio Fasano, incorporamos essa tendência em eventos e ações promocionais únicas, apresentação excepcional de produtos, e a criação de experiências memoráveis que refletem a essência da marca. Nossa abordagem está alinhada com a evolução do varejo 5.0, em que a interação humana e a compreensão profunda do cliente são essenciais”, complementa.
Imagens: André Klotz/Divulgação