Gastos com cartões de crédito aumentam em novembro

Setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês

aumentaram

Os gastos com cartões de crédito aumentaram 11% no mês de novembro. As informações são do levantamento feito pela Credicard, que utilizou como base os dados de consumo dos cartões da marca. O faturamento total do mês também cresceu em relação ao mesmo período em 2020, com aumento de 16%. O número de transações, assim como os anteriores, apresentou aumento de cerca de 11%.

O setor de padarias, docerias e supermercados representou 12% do total transacionado no último mês. Em segundo lugar ficaram as lojas de departamento, com 10%, seguidas pelas compras realizadas no setor de automóveis e veículos, com 7,3%.

Os resultados da pesquisa apontaram influência da Black Friday no aumento de gastos por cartões em novembro. Entre os setores que tiveram maior crescimento em relação a outubro estão os de lojas de departamento, com 55.3%; cosméticos, com 35,4%,; aparelhos eletrônicos, com 29,6%; e móveis e artigos de decoração. com 27,8%.

Quando analisados os dados apenas de São Paulo, os segmentos de departamento, cosméticos e aparelhos eletrônicos foram os que mais cresceram, com 57%, 40% e 34%, respectivamente. Já no Rio de Janeiro os setores que mais cresceram, em relação a outubro, foram os de departamento, de acessórios para casa e de móveis e artigos para decoração, com 75,5%, 45% e 33%, respectivamente.

Alta no lazer

Os dados da pesquisa também mostraram que os brasileiros têm buscado mais lazer. O total consumido em estabelecimentos de categoria e diversão subiu 115% em novembro, em relação ao mesmo do mês passado.

O faturamento total já supera o registrado em janeiro de 2020, antes do início da pandemia. A categoria inclui diversos setores relacionados à cultura e lazer, como teatros, atrações turísticas, museus, clubes e outros semelhantes.

Maiores gastos com games

A categoria de games online, que inclui tanto a compra dos jogos como as feitas dentro dos marketplaces das empresas, também apresentou crescimento. Nos últimos 12 meses os gastos nesse setor apresentaram saltos de 132%, em relação ao mesmo mês no ano passado. Em comparação a outubro deste ano, o aumento foi de 24%.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile