TikTok Shop mescla compra e entretenimento na busca por engajamento

A estratégia de varejo da plataforma tem como trunfo o envolvimento dos usuários com a rede

O TikTok Shop é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.

Como um e-commerce dentro do aplicativo, o TikTok Shop permite que os usuários descubram, naveguem e comprem produtos diretamente no TikTok. Marcas conseguem exibir seus produtos por meio de vídeos e lives, podendo aproveitar, inclusive, colaborações com criadores de conteúdo na busca por um público já consolidado na plataforma.

Números de 2024 dizem que nos primeiros nove meses do ano o TikTok Shop alcançou nos EUA US$ 4,6 bilhões em GMV. A funcionalidade também está presente em outros oito mercados, incluindo Sudeste Asiático e Reino Unido.

“O TikTok Shop apela a um ambiente focado em valor e orientado a tendências de compra, muitas vezes sobrepondo-se à base de consumidores de plataformas de fast-fashion, como Temu e Shein. Este público é responsivo para conteúdo de vídeo curto e ofertas rápidas, tornando o TikTok uma plataforma ideal para descobrir itens modernos e econômicos. O formato e o algorítimo do TikTok criam um senso de urgência que impulsiona as compras, especialmente entre os consumidores da geração Z, que valorizam a acessibilidade e a emoção em suas experiências de compras. A integração da TikTok Shop com lives e recomendações em tempo real se alinha bem com as tendências da moda rápida, permitindo que marcas sejam responsivas e adaptem suas ofertas para o que está repercutindo entre os usuários na plataforma”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.

TikTok Shop

“O formato e o algorítimo do TikTok criam um senso de urgência que impulsiona as compras, especialmente entre os consumidores da geração Z”

Por que é inovador?

O TikTok Shop combina perfeitamente compras e entretenimento, permitindo que os usuários descubram e comprem produtos sem sair do app, simplificando o caminho desde a descoberta até a finalização da compra.

Aproveitando os 150 milhões de usuários, vendedores e criadores, incluindo pequenas empresas, acessam um enorme público enquanto otimizam suas estratégias com informações em tempo real, com rastreamento de engajamento. Desde seu lançamento em 2023 nos EUA, o TikTok A Shop integrou mais de 500.000 comerciantes, incluindo grandes marcas como Estée Lauder e Crocs.

Usando dados proprietários de engajamento, o TikTok Shop fornece recomendações de produtos personalizados e permite que influenciadores promovam produtos por meio de entretenimento e conteúdo identificável, gerando muita audiência na geração Z, particularmente.

Imagens: Divulgação Ebeltoft

Sair da versão mobile