Foodservice Innovation Dive: a cultura da inovação no foodservice

Inspirar e liderar a transformação de pessoas e negócios para melhor. Esse é o propósito da Gouvêa Ecosystem, e nós da Gouvêa Foodservice que fazemos parte o perseguimos. Assim, nos dias 21 e 22 de março, promovemos um programa com a participação de 30 marcas e 55 pessoas para proporcionar aos envolvidos a possibilidade de troca, discussão e aprendizados sobre o melhor do mercado de foodservice brasileiro.

Foram sete visitas que contemplaram: Indústria – Ingredion, Distribuição – Bid Food, Food hall – Taste Lab, Dark Kitchen – Papila, Fast Casual – Aussie Grill, Varejo Alimentar – Casa Santa Luzia, Bar speakeasy – Flora Bar. Aos quais agradecemos imensamente a atenção, carinho e generosidade de todos.

Gostaria de dividir alguns dos principais os aprendizados:

A colaboração é a chave para a inovação na cadeia do foodservice. E a indústria é um elo forte nessa direção. Ouvimos inúmeras vezes do time da Ingredion “contem conosco”, “estamos aqui para vocês”, “apoiamos nossos clientes”. E essa é uma via de longo prazo. Que envolve o contínuo investimento em tecnologia e no uso dela como apoio para a construção e manutenção de ótimas relações.

No elo da distribuição, a Bid Food, uma empresa sul-africana entrou no Brasil através da aquisição do Irmãos Avelino e Mariusso. Agora avançando ainda mais com a aquisição da Vinhais. A proposta é ter um portfólio é a atitude das lideranças para alinhamento da cultura e sucesso das operações. Novos CDs, mais serviços para os clientes, tudo apoiado por tecnologia e atendimento omnichannel.

O Taste Lab foi concebido com um compromisso pró-sucesso dos operadores. Excelência na arquitetura e mobiliário, serviços compartilhados para potencializar o foco e a atenção dos operadores, estímulos constantes para a geração de tráfego, pequenos encantos para aumentar a conexão com os consumidores, como playground, mesa para comemoração de aniversários, música ao vivo aos finais de semana, mas o principal é que continuam buscando formas de serem ainda melhores.

Janice Mendes, diretora-executiva da Gouvêa Malls, destacou o fato de que o food hall deixou de ser tendência para amplificação da experiência dos consumidores no novo mall. Ele passou a ser uma premissa.

Na Papila Deli foi possível observar o dinamismo frenético de uma central que opera 6 marcas, abastece outras 3 unidades e que está empenhada em preparar no menor tempo, dar atenção especial a cada pedido e reconhecer a importância dos atores, incluindo, os motoboys.

Todo o investimento de tecnologia foi desenvolvido para aumentar a eficiência operacional na produção e na performance dos entregadores, ajudando-os a identificar facilmente o sequenciamento dos pedidos e gerar uma ótima experiência para os clientes em relação ao tempo de entrega.

Aussie Grill é a nova marca da Bloomin Brands. Existe virtualmente em cooperação com a marca Outback e, na sua primeira loja, entrega uma experiência potencializada para que o cliente receba todo benefício da execução perfeita, que integra equipe, produto, serviço, marketing e tecnologia. Sensacional ver a humildade de quem já faz sucesso e se mostra interessado em aprender, ajustar e evoluir.

O Santa Luzia, há mais de 40 anos, a partir da decisão de resolver a fome do seu cliente entendendo a jornada da vida dele, optou por iniciar a produção em loja. Ao longo dos anos, criou uma variedade de mais de 500 produtos que são vendidos nos diferentes espaços da loja: rotisserie, congelados, café, padaria e gôndolas. As comemorações, desejos ou necessidades da vida moderna são plenamente atendidos com uma das mais altas réguas de qualidade do mercado.

O Flora Bar é mezza floricultura e mezza gastrobar. Com uma proposta que inclui um delicioso storytelling, luz perfeita, e muita, muita experiência surpreendeu a todos. A qualidade técnica do time de bartenders para preparar os drinks era excepcional. Da cozinha, deliciosos petiscos artesanalmente preparados criaram a combinação perfeita.

Fato é que essa jornada nos tornou ainda mais permeáveis, próximos e atentos aos recortes para inovação. Segundo Rodrigo Maia, da GoNow1, em química o sufixo “Per” exprime a noção de uma proporção máxima ou elevada relativamente à quantidade normal de um elemento num composto químico. E se pensarmos que para aprendermos devemos nos doar, ao maximizarmos ao conceito químico devemos nos Per-Doar. Ou seja, nos cobrarmos menos dos erros e focarmos mais no que está por vir.

Até o próximo!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

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