Natura e Instituto Avon criam programa para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Projeto foi oficializado no centro de distribuição da holding no município de Simões Filho, Bahia (BA), em parceria com a operadora logística TPC e a prefeitura local

Avon

De olho em iniciativas ESG, a Natura &Co e Instituto Avon lançaram o Programa Recomeça, que tem o objetivo de criar vagas nos processos de contratação da Natura &Co América Latina para mulheres em situação de vulnerabilidade social decorrente da violência doméstica e familiar.

O projeto foi oficializado no centro de distribuição da holding no município de Simões Filho, Bahia (BA), em parceria com a operadora logística TPC e a prefeitura local. Juntas, as organizações serão responsáveis pelo processo seletivo para a contratação de mulheres cadastradas no programa. Também são elegíveis aquelas que estejam sendo atendidas pelo Programa Acolhe, do Instituto Avon.

“A capacitação que realizaremos com os colaboradores permitirá à empresa impactar, de forma positiva, o bem-estar e a saúde física e psicológica das mulheres que vivenciaram diferentes tipos de agressão. A iniciativa busca apoiá-las na superação deste momento de fragilidade, contribuindo para que encerrem ciclos de violência e garantam sua autonomia”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Intituto Avon.

Para garantir um ambiente de trabalho adequado ao acolhimento dessas mulheres, as equipes de Natura &Co América Latina serão treinadas pelo Instituto Avon, que também terá a responsabilidade de avaliar o programa e emitir a certificação do seu cumprimento para as empresas.

As colaboradoras devem atender aos requisitos de qualificação profissional necessários para o cumprimento da função no centro de distribuição e suas identidades serão mantidas em sigilo pelas empresas envolvidas, sendo vedados quaisquer tipos de divulgação ou discriminação no exercício das suas funções.

Ação conjunta 

O município de Simões Filho foi escolhido por realizar ações semelhantes à causa do Programa Recomeça. A cidade conta com uma base de dados consolidada e já realiza trabalho prévio de alocação de mulheres vítimas de violência e contato com as empresas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebe dados atualizados da Secretaria Municipal de Política para Mulheres em convênio com a Polícia Militar, resultando em um fluxo estruturado que permite viabilizar a iniciativa com mais facilidade.

Após análise dos resultados, a iniciativa poderá ser expandida para outras unidades da Natura &Co América Latina.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile