Grandes bancos entram de vez no consignado privado; veja como aproveitar

Crédito estava disponível desde o final de março, mas antes só podia ser oferecido pelo aplicativo da CTPS Digital

Grandes bancos entram de vez no consignado privado; veja como aproveitar

Grandes bancos já estão oferecendo crédito consignado privado em seus canais próprios. A liberação do serviço começou a ser feita na sexta-feira, 25. O novo consignado estava disponível desde o final de março, mas até a quinta-feira, 24, ele só podia ser oferecido pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), mantido pelo governo.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco começou a oferecer na sexta por meio de aplicativos próprios. Além de contratar crédito novo, os clientes podem fazer a troca de dívidas de crédito pessoal ou do antigo consignado por operações na nova linha.

O banco afirma que a análise e a aprovação do crédito no aplicativo levam apenas alguns minutos. A gestão do crédito também é feita pela plataforma do banco, com opções de consulta de saldo, quitação e antecipação de parcelas.

Podem contratar o empréstimo trabalhadores que tenham carteira assinada, inclusive empregados domésticos, rurais e diretores não empregados que tenham direito a FGTS. A linha será colocada à disposição da base de clientes do banco de forma gradual.

“Desenvolvemos uma experiência simples e personalizada no Superapp Itaú para os clientes que desejam simular e contratar o novo consignado privado. Com taxas mais atraentes, essa modalidade pode ser uma excelente alternativa aos empréstimos contratados anteriormente, proporcionando um alívio financeiro essencial para equilibrar o orçamento familiar”, disse, em nota, o diretor de Empréstimos Pessoa Física do Itaú, Alexandre Borin.

Pan

O banco Pan também iniciou a oferta do novo consignado privado por canais próprios. De acordo com a instituição, a contratação pode ser feita pelos clientes de forma autônoma, pelos canais digitais

“Nossa plataforma permite que o trabalhador faça todo o processo de contratação, da simulação à assinatura do contrato, sem burocracia. A integração com o eSocial e a Carteira de Trabalho Digital também acelera a análise de crédito, garantindo maior competitividade nas taxas de juros”, diz o superintendente executivo de Produtos, André Carnevale, em nota.

“Nossa estratégia será focada na conversão de clientes que já possuem crédito pessoal sem garantia, proporcionando economia e previsibilidade financeira para esse público”, afirmou o diretor Comercial e de Produtos do Pan, Alex Sander Gonçalves.

Bradesco

O Bradesco começou a oferecer a contratação do novo consignado privado em canais próprios no fim de semana. Inicialmente, os canais digitais do banco permitirão aos clientes que contratem operações de refinanciamento com a nova linha, destinada a trabalhadores do setor privado com carteira assinada.

“O banco iniciará, de forma gradual, a oferta para novas contratações. A nova linha também estará disponível na rede de agências”, disse o Bradesco, através de nota.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil começou a oferecer o novo crédito consignado privado em canais próprios, como aplicativo, internet banking e terminais de autoatendimento, agências e correspondentes, na sexta.

O banco público já vinha atuando na oferta via aplicativo da CTPS Digital desde o começo da operação, em março. De acordo com o BB, as operações têm apresentado juros bastante inferiores aos do empréstimo pessoal, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e de empréstimos em financeiras, modalidades que, de acordo com o mercado, atingem ao mesmo público do consignado.

“O BB reforça a importância da comparação de propostas antes da contratação, incentivando os trabalhadores a analisarem as taxas de juros, o valor disponibilizado, prazos de pagamento e o Custo Efetivo Total (CET), escolhendo com prudência a opção mais vantajosa”, disse o banco, em nota.

O BB tem sido um dos principais agentes na oferta do novo produto, mas não informou quanto já concedeu desde o final de março.

De acordo com o governo, mais de R$ 8 bilhões em operações foram feitas no primeiro mês do novo consignado, que pode ser contratado por qualquer trabalhador com carteira assinada.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal ultrapassou os R$ 900 milhões em contratações do novo crédito consignado privado desde o início da oferta, em 21 de março. De acordo com o banco público, foram mais de 77 mil clientes atendidos no período, e a taxa média foi de 2,5% ao mês

No caso da Caixa, a linha está disponível no aplicativo na funcionalidade empréstimos, de acordo com o banco público.

A partir do próximo dia 6 de maio, os trabalhadores poderão utilizar o crédito para liquidar dívidas provenientes de outras instituições financeiras.

C6 Bank

O C6 Bank começou nesta segunda-feira, 28, a oferecer o novo crédito consignado privado. A oferta, feita pelo C6 Consig, ficará disponível de forma gradual, e as solicitações podem ser feitas por meio do aplicativo do banco e de correspondentes bancários autorizados.

Segundo o C6, a linha tem juros a partir de 1,99% ao mês e prazo de até 36 meses, ambos sujeitos a análise de crédito. Podem contratar o produto trabalhadores do setor privado que tenham carteira assinada, o que inclui trabalhadores rurais, domésticos e funcionários de microempreendedores individuais.

O C6 atua no mercado de consignado desde 2020, e já oferecia linhas para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos federais. O consignado representava 46% da carteira de crédito do banco em dezembro do ano passado, data dos números mais recentes.

“Acreditamos que o novo modelo de consignado privado vai tornar o mercado mais competitivo e ampliará a oferta de crédito, com alternativas vantajosas para os trabalhadores, que poderão trocar dívidas mais caras por uma opção mais barata, organizando melhor sua vida financeira”, disse, em nota, o head de Consignado e Home Equity do C6 Bank, Artur Azevedo.

O que é o consignado privado?

O crédito que os grandes bancos estão oferecendo agora em canais próprios, chamado de consignado privado ou consignado CLT, é uma nova versão de um tipo de crédito que é oferecido há décadas para servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A linha permite juros mais baixos que os de mercado, pois as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência.

O consignado privado passou a ser oferecido, agora, para os cerca de 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada do País, o que inclui os domésticos, os rurais e os empregados do MEI (microempreendedor individual).

Tire todas as dúvidas sobre a modalidade de crédito clicando aqui.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile