Considerado o principal evento de compras do e-commerce chinês, o Festival 11.11 acontece todo ano no dia 11 de novembro. Presente no Brasil há três anos, o AliExpress comemora a data com promoções e ofertas exclusivas para os seus consumidores também aqui no País.
Conhecido também como Dia dos Solteiros ou Single Day desde a sua criação, em 2009, o evento atualmente é 9 vezes superior à Black Friday americana e representa, ainda, 2,4 vezes o movimento do e-commerce brasileiro de todo o ano, de acordo com dados de Alibaba Financial Report, Adobe Analytics e Ebit.
Para a comemoração deste ano, o grupo trará uma série de novidades. Pela primeira vez na história, a gigante chinesa fará 11 dias ininterruptos de ofertas, iniciando o evento a partir do primeiro dia de novembro. Descontos de até 90% em itens nacionais e internacionais, cashbacks de até 5%, cupons e frete grátis também poderão ser aproveitados pelos consumidores.
Seguindo as tendências de seu país natal, o AliExpress também trará lives diárias dentro da plataforma durante a comemoração. “O live commerce é uma das grandes inovações do mundo. Na China, 20% do e-commerce total é de live commerce. Quando olhamos para o Brasil, enxergamos uma oportunidade muito grande, por isso vamos estar fortes com essa iniciativa durante o 11.11”, contou Briza Bueno, diretora do AliExpress, durante coletiva realizada nesta quinta-feira, 27.
Em 2021, o evento mundial arrecadou US$ 84 bilhões para o Grupo Alibaba. Projetando números ainda maiores, Briza Bueno disse que o AliExpress acrescentará 4 voos internacionais à rota durante a iniciativa. Atualmente, a chinesa disponibiliza 8 voos semanais para manter a qualidade do processo de compra e venda em sua plataforma.
“Quanto mais crescermos os nossos resultados internos, mais voos serão implementados para suportar a operação. A gente quer oferecer um serviço cada vez mais rápido e eficiente e, por outro lado, conseguir dar vazão à demanda”, explica a executiva do AliExpress.
Iniciativa full-commerce
O Alibaba anunciou ainda uma parceria com a brasileira Infracommerce e a Cainiao, outra empresa do grupo. Os vendedores brasileiros presentes na plataforma do AliExpress terão acesso a serviços de ponta para operar sua loja, além de tarifas de comissionamento a partir de 5% em suas vendas, patamar muito abaixo dos 20% praticados no mercado brasileiro.
Em 2021, o AliExpress já demonstrava seu interesse em nacionalizar e digitalizar sua operação no Brasil. Na época, os vendedores locais cresceram em mais de 600% em vendas. A plataforma recebeu, ainda, mais de 72% novos usuários.
“Essa solução vai ser a vanguarda para as operações em negócio online. Através do lançamento dessa plataforma, esperamos facilitar o processo de comércio entre os pequenos vendedores e pontos de vendas. A gente entende que isso é um desafio para os lojistas ao redor do Brasil e para os investidores”, explica Yusuf Ibili, diretor de Operações do AliExpress no Brasil.
Já em operação, a iniciativa também oferece atendimento pessoal e dedicado às lojas que aderem ao full-commerce, assegurando suporte para a integração de aplicações e uso das ferramentas de marketing e logística das três empresas parceiras.
Imagem: Shutterstock