Redes de farmácias de cinco estados brasileiros se unem para criar nova federação para o setor

A Fecofar será lançada nesta terça-feira, 28, em evento oficial da nova entidade, para o qual são esperados 200 convidados

Sete redes de farmácias de 5 estados brasileiros se uniram para fundar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar). O evento de lançamento da nova entidade está marcado para esta terça-feira, 28, e tem a previsão de receber 220 convidados, entre os quais são esperados representantes da indústria farmacêutica, dos distribuidores nacionais e regionais, além da mídia segmentada.

De modo geral, o objetivo dos fundadores da Fecofar é representar as farmácias associativas e franquias perante fornecedores, entidades relevantes do mercado farmacêutico e do governo. Compõem a federação as empresas Rede Masterfarma, de Criciúma, em Santa Catarina, Farmais, São Paulo, Farmácias São Rafael, de Chapecó, também em Santa Catarina, Grupo AMR, de Varginha, Minas Gerais, Drogarias Max, do Rio Janeiro, Rede Multidrogas, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e Grupo Redemed, de Recife, Pernambuco.

As marcas mantêm juntas mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

A federação manterá um escritório próprio, de 535 metros quadrados, na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista com 25 anos de atuação no mercado.

“Por não estarmos em São Paulo, entendemos que não estávamos próximos o bastante dos principais executivos das grandes indústrias. As diretorias das indústrias não conhecem nosso planejamento estratégico, e nós não participamos das convenções dessas grandes indústrias. Geralmente, somos atendidos por regionais e percebemos que existiam outras redes tão solidas quanto nós e que tinham essa mesma dor. Por isso, no final de 2022, começamos as tratativas para a fundação da Fecofar.”

Ata de fundação

Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão implementar ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado.

Um dos seus principais objetivos da federação é tornar-se referência no Brasil nos segmentos de associativismo e franchising, proporcionando um ambiente favorável para a geração de negócios rentáveis e a entrega de resultados com excelência para as farmácias dos federados e parceiros comerciais até 2027.

Além de Marcelo Grasso, fazem parte da diretoria da federação: o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais), o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael), o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR), e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto de Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas) e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).

As tratativas para a formação da entidade se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março deste ano, em São Paulo.

O evento de lançamento ocorrerá às 18 horas, na Casa Bisutti, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo.

Imagem: Shutterstock

 

Sair da versão mobile