Vaivém do mercado: movimentações no Nubank, Nuvemshop, KPMG e mais empresas

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações no corpo diretivo de empresas no Brasil

Fernanda Salgado, nova head de Marca e Comunicação da Neon

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Nubank confirmou a chegada de seu novo líder de estratégia e desenvolvimento; a Nuvemshop contratou uma nova head de estratégia e operações; e a CPFL Energia anunciou a nova diretora de comunicação empresarial e relações com investidores.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes companhias nesta semana:

Nubank

A plataforma de serviços financeiros digitais, Nubank, anunciou a chegada de Rafael Plantier como novo líder de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da empresa. O executivo ficará encarregado em desenvolver e expandir a oferta de negócios da companhia.

Plantier possui mestrado em Administração pelo Insper e mais de 15 anos de experiência no mercado. O executivo teve passagens pelo Citi e Credicard no inicio da carreira e, desde então, atuou em cargos de liderança em empresas de tecnologia no exterior. Rafael é brasileiro, mas ficará baseado em Londres, onde mora há sete anos, e dividirá o tempo entre a capital inglesa e os países onde o Nubank atua.

“As oportunidades mais interessantes no mundo de serviços financeiros surgem a partir da tecnologia de ponta sendo usada para levar o que há de mais sofisticado em finanças para milhões de pessoas. O Nubank tem a escala necessária e a capacidade de trazer essa tecnologia à economia real, colocando os clientes no centro de todo o processo”, destacou Plantier.

Vaivém do mercado: movimentações no Nubank, Nuvemshop, KPMG e mais empresas
Débora Marchetti, head de Estratégia e Operações de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema da Nuvemshop

Nuvemshop

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce e líder na América Latina, segue reforçando o seu quadro de executivos. A empresa confirmou a chegada de Débora Marchetti para o cargo de head de Estratégia e Operações de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema.

A executiva será responsável pela estratégia de desenvolvimento da plataforma na América Latina, pelo Programa de Relacionamento com parceiros e gestão da área de operações da empresa na América Latina.

Débora é graduada em Relações Internacionais pela UNESP e soma mais de 10 anos de experiência na área de Business Planning e Operações. Ela atuou por mais de três anos na Meta (Facebook), onde atuou como líder de planejamento e operações. A executiva também conta com um background na area de Tecnologia, e teve passagens por empresas como Burger King e Philip Morris.

“Com o crescimento acelerado da Nuvemshop na América Latina, chego à empresa muito motivada para contribuir com as estratégias que irão aprimorar o ecossistema da plataforma, ampliar nossas parcerias e otimizar ainda mais as operações”, afirmou Débora.

Track&Field

A Track&Field anunciou Selda Pessoa Klein como nova diretora de Gente e Gestão da empresa. A executiva será responsável pelas áreas de RH, comunicação interna e cultura da empresa. A nova diretora tem mais de 20 anos de experiência na área de RH, em diversos setores, e chega para auxiliar a companhia na estratégia de expansão e nos desafios dos próximos anos.

“A missão da Track&Field é muito inspiradora: conectar as pessoas a um estilo de vida ativo e saudável. Espero contribuir para o crescimento da companhia e fomentar ainda mais o bem-estar de todos os colaboradores”, comentou Selda.

A executiva é graduada em psicologia, com MBA em gestão empresarial pela FGV. Nos últimos 10 anos atuou na C&A Modas, sendo sua ultima posição a de Head de Pessoas e Cultura. Também passou por Walmart e Citigroup.

Decathlon

Fabien Derville, presidente do conselho da Decathlon, marca líder mundial em produtos esportivos e presente em 70 países, anuncia a nomeação de Barbara Martin Coppola como CEO do grupo. Ela substitui Michel Aballea, que está no cargo desde 2015. A nomeação entrará em vigor em meados de março de 2022.

Barbara Martin Coppola, franco-espanhola de 45 anos, tem um histórico de sucesso na transformação e crescimento em empresas globais de grande porte. Com uma sólida experiência digital e de negócios desenvolvida ao longo de 20 anos trabalhando e morando em nove países, Barbara já ocupou cargos de liderança em vários negócios globais, como Ikea, Google, YouTube, Samsung e Texas Instruments.

Neon

A Neon anunciou Fernanda Salgado como nova Head de Comunicação e Marca  da empresa. A executiva, que ocupava o cargo de Gerente de Marca e Estratégia, assumiu seu novo posto com o objetivo de reforçar o posicionamento de marca da companhia em diminuir desigualdades por meio de caminhos financeiros mais simples e justos.

A executiva conta com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de marca e branding. Fernanda entrou na Neon em 2020, como líder criativa de Marca e Estratégia. Antes de se juntar a fintech, Fernanda passou pela GAD Branding e Ana Couto, onde atuou com grandes marcas como Natura, Itaú e Nextel.

“Temos orgulho do que estamos construindo a partir do nosso propósito em mostrar para o brasileiro trabalhador caminhos financeiros mais simples e justos. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que ainda dá para fazer muito mais para o nosso cliente. Queremos reforçar nosso papel como conta digital”, disse Fernanda.

Kärcher

A executiva Adriana Gimenes foi anunciada como nova gerente regional de marketing e produtos da Kärcher. Ela é formada em administração de empresas e possui dois MBAs em marketing.  Adriana tem mais de 23 anos de experiencia no mercado e ao longo de sua carreira passou por Arno, Philips e Electrolux, onde atuou por 10 anos.

A chegada da executiva coincide com a entrada da empresa no portfólio global da Publicis. Na Kärcher, Adriana irá comandar uma equipe de 15 pessoas em 7 países.

KPMG

A KPMG no Brasil confirmou a chegada de Juliano Davoli como sócio-diretor de Alianças Estratégicas. O novo executivo atuará diretamente com a venda de soluções Oracle com foco em inovação, transformação digital e novas tecnologias.

Juliano atua no mercado há mais de 20 anos em grandes projetos de tecnologia e há mais de 8 com vendas de aplicações em nuvem. Ele já atuou com esse tipo de operação no Brasil e no exterior, principalmente com a Oracle Cloud.

“A KPMG foi pioneira ao estabelecer uma parceria de sucesso com a Oracle. Meu principal objetivo é ampliar ainda mais a prática Oracle Cloud, levando soluções de ERP, SCM, EPM e HCM Cloud para o maior número possível de clientes. Estou aqui para ajudar a consolidar a KPMG como principal parceiro da Oracle do Brasil e atingirmos ainda mais resultados nessa aliança estratégica”, afirmou Davoli.

Adriano Araújo, novo presidente da empresa para a região da América Latina da Dunnhumby

Dunnhumby

A Dunnhumby, especializada em ciência de dados dos consumidores, acaba de anunciar Adriano Araújo como novo presidente da empresa para a região da América Latina. O executivo foi um dos fundadores da empresa no Brasil, onde atuou por seis anos em um movimento que representou a chegada da ciência do consumidor no País. Após uma passagem de dois anos como presidente da empresa para Ásia e Oceania, retorna para liderar a aceleração do crescimento da Dunnhumby na América Latina.

Com mais de 25 anos de experiência em alavancar mudanças no varejo e na transformação digital, Araújo tem grande conhecimento da região, na qual exerceu a função de diretor geral da Symphony Retail AI no Brasil entre 2016 e 2019. De acordo com o executivo, sua experiência no cenário asiático trará aprendizados para impulsionar os varejistas e parceiros da América Latina, visto que as regiões vivem um momento similar de rápidas mudanças, ultrapassando outros mercados em ascensão no que se refere aos canais digitais.

CPFL Energia

A CPFL Energia anunciou Daniela Lopes Coutinho como nova diretora de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da empresa. A nova diretora acumula 19 anos de experiencia no setor elétrico, com passagens por  Abraceel (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia), ABIAPE (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica) e Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres).

“Quero integrar esse time e contribuir com toda a minha experiência, além de aprender com eles. Espero fazer entregas significativas, contribuir com o fortalecimento da imagem e reputação da companhia, reforçando sua cultura organizacional guiada para diversidade, inovação, foco no cliente e sustentabilidade”, destacou Daniela.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile