Enxuto Supermercados treina colaboradores para tornar sua rede 100% cardioprotegida

O programa é uma parceria com o Projeto Cardioproteção, criado por especialistas em coração e pessoas treinadas pelo AHA

Enxuto Supermercados treina colaboradores para tornar sua rede 100% cardioprotegida

O Grupo Enxuto está qualificando os seus colaboradores para tornar sua rede supermercadista 100% cardioprotegida. Em parceria com o Projeto Cardioproteção, desenvolvido por especialistas em coração e pessoas treinadas pela American Heart Association (AHA), os encontros práticos já começaram e se estenderão pelas mais de 40 lojas do grupo espalhadas pelas regiões de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro, todas no interior paulista. O objetivo é proteger a vida dos clientes e colaboradores com um atendimento mais ágil.

O projeto oferece uma solução completa sobre temas como primeiros socorros e paradas cardíacas. No cronograma, estão incluídos os aprendizados em: planejamento personalizado com análise do espaço e definição de plano operacional em caso de crise, treinamento e capacitação de toda a equipe, credenciado pela AHA, instalação e manutenção do desfibrilador externo automático (DEA) com suporte operacional e emissão de certificados aos participantes.

O primeiro encontro com os colaboradores do Enxuto envolveu a equipe de Operações, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o Departamento de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho e o Departamento de Gente e Desenvolvimento Humano e Organizacional.

Em abril, as qualificações estão previstas para acontecer em toda a rede, que envolve mais de 40 lojas no interior de São Paulo.

“Estamos sempre buscando soluções que possamos trazer para dentro das nossas unidades e que de fato impactem positivamente na vida de nossos colaboradores e clientes. Sabemos como uma ação rápida no caso de acidentes cardiovasculares é determinante para a vítima, por isso, a parceria com o Projeto Cardioproteção é tão marcante para todos nós. Queremos proporcionar conscientização, treinamento e ação eficiente em casos de paradas cardíacas e primeiros-socorros, empoderando o nosso time frente a uma situação de crise”, afirma Samuel Vânio Costa Junior, CEO do Grupo Enxuto.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de óbitos em todo o mundo e foram responsáveis pela morte de mais 21 milhões de pessoas somente em 2022. No Brasil, a situação também é alarmante: são cerca de 14 milhões de pessoas com alguma doença cardiovascular. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2008 e 2022, as internações por infarto aumentaram 158%. No ano passado, o País registrou mais de 400 mil mortes em decorrência das DCVs.

Segundo os dados informados pelo supermercadista, 85% das paradas cardíacas ocorrem fora do ambiente hospitalar e o tempo de socorro da ambulância, que pode variar de 10 minutos a 1h, não atende as necessidades do paciente. Entretanto, no dia a dia, poucos pessoas são capazes de identificar e ajudar outras  que estão manifestando os sintomas dessa enfermidade.

Para Marcel Cremonese, diretor-geral do Projeto Cardioproteção, é gratificante implementar o programa na rede Enxuto. “Esse movimento mostra o alto nível de consciência da empresa diante de um problema crítico no Brasil, e reforça o compromisso com a proteção e zelo por seus clientes e colaboradores, colocando o bem maior de qualquer pessoa – a vida – em primeiro lugar, destaca Cremonese, .

“Este é um projeto que, acima de tudo, cumpre uma função social de proteção. Por isso, tenho orgulho em dizer que o Enxuto hoje é 100% cardioprotegido, e a vida da nossa gente está amparada por mais este benefício”, reforça Samuel.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile