Setor atacadista distribuidor cresce 5,9% no primeiro semestre do ano

Os meses de abril e maio se destacaram como fortes impulsionadores do bom resultado no período

Setor atacadista distribuidor cresce 5,9% no primeiro semestre do ano

O mercado atacadista distribuidor nacional encerrou o primeiro semestre de 2024 com crescimento de 5,9% no comparativo com o ano anterior, de acordo com os dados do Termômetro Abad NielsenIQ, pesquisa mensal responsável por detalhar o faturamento médio do setor.

Desde março, mês que apresentou queda de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2023, o setor entrou em uma sequência importante de recuperação e crescimento, composta por aumento do faturamento em 10,7% em abril, 6,1% em maio e 6,6% em junho. No comparativo mês a mês, junho apresentou retração de 4,9% ante maio, cenário que também foi observado em 2023.

A Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) ressalta que os meses de janeiro e fevereiro também foram positivos, com crescimento de 8,5% e 9,4%, respectivamente, na mesma base de comparação.

“O desempenho no primeiro semestre deste ano reflete a resiliência do setor frente aos desafios. Em um contexto de flutuações econômicas globais e instabilidades internas, nossa capacidade de manter um crescimento robusto demonstra a eficácia das estratégias adotadas e a força do mercado interno brasileiro”, afirma Leonardo Miguel Severini, presidente da Abad. “Estamos confiantes de que, ao continuar focando em inovação, eficiência operacional e adaptação às necessidades dos consumidores, manteremos uma trajetória positiva para o restante do ano”, destaca Severini.

Para esse crescimento acumulado, as empresas com faturamento superior a R$ 100 milhões foram as que mais contribuíram, já que foram as únicas a obter superávit de dois dígitos (19,8%). Na sequência, as pequenas empresas, com faturamento entre R$ 1,5 milhão e R$ 25 milhões (8,8%); e as empresas que faturam de R$ 25 milhões a R$ 45 milhões (3,2%). As companhias com faturamento entre R$ 45 milhões e R$ 100 milhões tiveram decréscimo de 0,8%.

Varejo

Além dos dados representativos do setor atacadista distribuidor, com base nas empresas associadas à Abad, as informações da NielsenIQ sobre o varejo brasileiro contribuem com a compreensão do cenário total.

Segundo a consultoria, apesar do boom no comércio devido ao Dia dos Namorados, houve uma desaceleração de 1,6% do varejo em junho, o que justificaria a queda do mercado atacadista no período em relação a maio.

Entre os canais analisados, Super Pequeno e Hiper apresentaram queda no período (1,7% e 0,4% respectivamente), enquanto todos os outros cresceram ou mantiveram estabilidade, caso do Farma.

Termômetro

O Termômetro Abad NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela associação em cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando, sobre as informações declaradas, comparativos entre os períodos selecionados.

Imagem: Shutterstock

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