Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Notícias

Cresce número de empreendedores com menos de 30 anos no setor de tecnologia

Participação dos jovens na sociedade das empresas saltou de 3% para 33% na última década

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Cresce número de empreendedores com menos de 30 anos no setor de tecnologia

O número de sócios de empresas de tecnologia com menos de 30 anos saltou de 3% para 33% na última década, o que mostra que o setor tem atraído muitos jovens que buscam empreender em vez de buscar uma colocação como funcionário.

Os dados constam do Insights Report da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).

Para a Assespro-PR, esse crescimento pode ser atrelada à própria evolução da tecnologia. Com o aumento do acesso a ferramentas e a forma de adquirir conhecimento, como o ensino a distância, ter uma empresa de tecnologia passou a ser muito mais fácil até mesmo quando se fala do aporte inicial para começar o negócio.

Isso também pode ser corroborado por outro dado do Insight Report. Com a facilitação burocrática do Simples Nacional, por exemplo, empreender ficou mais viável. A taxa de expansão das empresas aderentes ao Simples Nacional manteve um crescimento contínuo, ao longo do período 2012 e 2022, da ordem de 650%, em âmbito nacional. Esse regime de tributação passou de 9% do total das empresas, em 2012, para 41%, em 2022.

Brasileiro mais empreendedor

De forma geral, o brasileiro está mais empreendedor, especialmente no ramo de Tecnologia da Informação (TI). Considerando-se o mercado de startups, apenas em 2021 essas empresas foram responsáveis por mais de 100 mil contratações, segundo dados do relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups. O crescimento foi de 200% no valor aportado.

O Insights Report também mostrou que esse é um movimento que tem se fortalecido nos últimos dez anos, um vez que, atualmente, existem cerca de 100 mil empresas de tecnologia ativas a mais, um salto de 186 mil empresas em 2012 para 275 mil em 2022.

No Brasil, o tempo de vida média das empresas em atividade no ramo de Serviços em Tecnologia da Informação é de 5,6 anos. Segundo a Assespro-PR, no Paraná as médias são mais baixas nesse quesito, de 4,7 anos. Já São Paulo, a unidade federativa com maior quantidade de empresas ativas (48% do total nacional), apresenta uma média igual à nacional, com o Rio Grande do Sul (5,9) e Rio de Janeiro (7,4) com médias superiores à do Paraná.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Notícias, Tecnologia
  • Tags: Brasilcarreiracrescimentoempreendedorempreendedorismoempresasestratégiagestãojovensmercadomercado&consumonegóciossóciostecnologia

Conteúdo Relacionado

Trump troca taxa de 20% para navegação em Ormuz por acordos entre EUA e países do Golfo

de Redação 14 de julho de 2026

Com ocupação de 98%, rotas entre Ásia e América Latina operam no limite

de Redação 14 de julho de 2026

Brasil foi o País com menor impacto com guerra dos EUA no Oriente Médio, diz Silveira

de Redação 14 de julho de 2026

Bolsa cai 1,2%, e dólar sobe para R$ 5,13 com tensão global

de Redação 14 de julho de 2026

Citigroup supera projeções, mas vê 'ventos contrários' em divisão de cartão de crédito

de Redação 14 de julho de 2026

Com dívidas de R$ 5,1 bilhões, Oncoclínicas entra com pedido de recuperação extrajudicial

de Redação 14 de julho de 2026

CNPE aprova elevação temporária do teor de etanol na gasolina de 30% para 32%

de Redação 14 de julho de 2026

Produtos de beleza e alimentos lideram vendas no Amazon Prime Day; veja os mais comprados

de Redação 14 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile