Volkswagen lança empresa de inteligência artificial; em Frankfurt, ação sobe mais de 2%

A montadora disse ver considerável potencial em reconhecimento de voz de alto desempenho

Volkswagen planeja aumentar vendas e ampliar participação no mercado da China até 2030

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira, 31, que criou uma nova empresa focada em inteligência artificial, como parte de uma estratégia para identificar novas ideias de produtos e fazer parcerias com gigantes da tecnologia. Por volta das 9h (de Brasília), a ação da montadora alemã subia 2,3% na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha.

Em comunicado, a Volkswagen disse que já está em discussões preliminares com empresas de tecnologia internacionais sobre seus primeiros produtos de IA e que a nova empresa, a AI Lab, ajudará a simplificar a colaboração com o setor.

“Queremos oferecer aos nossos clientes um valor agregado genuíno com inteligência artificial. Nosso objetivo é conectar ecossistemas digitais externos ao veículo, criando uma experiência de produto ainda melhor”, afirma Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche AG. “A colaboração com empresas de tecnologia é crucialmente importante para nós. No futuro, pretendemos simplificar a cooperação em termos organizacionais e culturais.”

A montadora disse ver considerável potencial em reconhecimento de voz de alto desempenho e em outros serviços, como ciclos de recarregamento otimizados por IA para veículos elétricos. “As funções estendidas do veículo serão igualmente importantes. Estas podem incluir ciclos de carregamento otimizados por IA para veículos elétricos, manutenção preditiva e ligação em rede de veículos com infraestruturas, como as próprias casas dos clientes (“casa inteligente”)”, disse o comunicado

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile