Consumidor em crise e a era da exigência polarizada são destaques do Retail Trends

O evento acontece hoje, 31, em São Paulo, e traz os principais insights da NRF Retail’s Big Show

consumidor

Karen Cavalcanti, sócia-diretora na Mosaiclab, durante o Retail Trends.

O mundo atual vive em uma época caracterizada por demandas polarizadas, onde as divergências e contrastes se intensificam e moldam o cenário global e local. Essa dinâmica é conhecida como a “era da exigência polarizada” e reflete a complexidade das sociedades contemporâneas, que estão cada vez mais divididas por questões políticas, sociais e culturais.

O aumento da inflação nos Estados Unidos é resultado de diversos fatores. Em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia, o país experimentou uma demanda reprimida e interrupções nas cadeias de suprimentos, o que levou a pressões inflacionárias em setores como o de bens duráveis, energia e alimentos.

Em meio a esse cenário, os palestrantes da NRF Retail’s Big Show caracterizaram o estado do consumidor como “permacrisis” ou crise permanente. O termo foi revisitado por Karen Cavalcanti, sócia-diretora na Mosaiclab, durante o Retail Trends, que acontece hoje, 31, em São Paulo. O evento compartilha os principais insights da NRF, considerada uma das feiras mais importantes para o varejo, em solo nacional.

“É como se o consumidor sentisse que sempre há algum problema que afetará seu consumo e decisões durante o dia a dia”, explica Karen.

Estabilidade em 2024

O cenário para 2024 parece ser estabilizado para os norte-americanos. A pesquisa “NRF: Pathways to long term economic growth” aponta que o equilíbrio nas contas dos consumidores se restabelecerão e permanecerão fortes. Emprego crescente e aumento real nos salários devem contribuir para que o consumidor adote uma postura resiliente.

A pesquisa também afirma que haverá forte investimento empresarial no país devido a disponibilidade de dinheiro, melhores condições de crédito, financiamento de longo prazo e impacto do CHIPS Act e Inflation Reduction Act.

Imagem: Reprodução 

Sair da versão mobile