Varejo poderá substituir boleto por Pix Cobrança; entenda como funciona

O Banco Central (BC) aprovou novas funcionalidades para ampliar os casos de uso do Pix, o sistema de pagamento instantâneo brasileiro. Entre as novidades, está o Pix Cobrança, que tende a substituir o boleto.

Com ele, os lojistas, fornecedores, prestadores de serviço e demais empreendedores poderão emitir um QR Code para realizar pagamentos imediatos, em pontos de venda ou no comércio eletrônico, por exemplo, ou cobranças com vencimento em data futura.

Será possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa e descontos. O produto será de oferta facultativa pelas instituições participantes do Pix.

“O Pix Cobrança é um produto muito demandado pelas instituições que ofertam conta e por diversos usuários recebedores. Ele pode ser utilizado para pagamentos que atualmente podem ser feitos por boletos ou convênios de arrecadação, aumentando a competição e proporcionando uma alternativa barata e com liquidação imediata”, afirma Janaína Attie, do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

Mais novidade: API Pix

Outra novidade é que as instituições financeiras e de pagamento que desejarem fornecer o serviço de integração aos usuários recebedores deverão adotar a interface de programação de aplicações (API) padronizada pelo Banco Central.

Isso significa mais facilidade para os empreendedores escolherem onde manter sua conta e mais eficiência para que as software houses promovam a integração do Pix aos seus sistemas. A API Pix contempla funcionalidades de criação e gestão de cobranças, verificação de liquidação, conciliação e suporte a processos de devolução.

Sem a API padronizada, o empresário que queira mudar de conta precisaria reconfigurar seus sistemas de gestão para APIs diferentes. Essa situação pode deixar o empresário “travado” (locked-in) em uma instituição devido aos custos de mudar para outra.

Outras regras novas

A nova versão do regulamento também agrega outras regras. Confira algumas:

Imagem: Bigstock

Sair da versão mobile