O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) mostrou estabilidade no faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) em novembro de 2024. Houve uma leve alta de 0,2% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado entre janeiro e novembro, o crescimento registrado foi de 5,3%.
O índice monitora empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões, distribuídas em 701 atividades econômicas nos setores de Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, destacou a interrupção de uma sequência de sete meses consecutivos de crescimento. “É cedo para antever uma mudança de rota, mas o resultado acumulado até o momento no quarto trimestre mostra uma perda de fôlego relevante frente ao observado no trimestre anterior (+3% x +8,6% YoY no 3T2024)”, afirmou.
No setor de Comércio, houve um crescimento de 12,3%, impulsionado pela Black Friday, com destaque para segmentos como alimentos, eletrodomésticos, livros, artigos esportivos e joias. Em Serviços, o crescimento foi de 0,8%, com avanços em atividades como transporte, serviços financeiros e arquitetura.
Por outro lado, o setor industrial teve queda de 6,4%, com apenas sete dos 22 subsegmentos monitorados apresentando crescimento, como a fabricação de produtos minerais não metálicos e móveis. Apesar da retração em novembro, o setor acumula alta de 8,3% no ano.
O setor de Infraestrutura também registrou queda, com retração de 7,6% na movimentação financeira, influenciada principalmente pela desaceleração nas atividades de construção civil, como obras de infraestrutura e construção de edifícios.
Beraldi ressaltou que, embora o setor de Comércio tenha atendido às expectativas com o consumo aquecido pela Black Friday, o desempenho mais fraco de outros setores acende um alerta para 2025. “A expansão dos riscos domésticos associados à questão fiscal do país trouxe uma movimentação preocupante, com uma nova subida das expectativas para a inflação e taxas de juros, o que não é uma boa notícia para os empreendedores”, avaliou.
Imagem: Shutterstock