O Mercado Livre irá lançar uma plataforma de crédito para empresas, a Mercado Crédito. A empresa oferecerá serviços financeiros de crédito para pessoas físicas, Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que vendem no Mercado Livre ou que processem seus pagamentos com o Mercado Pago fora do marketplace. O cliente poderá determinar o valor e o prazo do crédito que logo estará disponível nem sua conta Mercado Pago.
O histórico de vendas, a reputação e o uso das tecnologias Mercado Livre serão utilizados como parâmetro para avaliação de risco. O vendedor passará a contar com capital de giro para comprar mercadorias, pagar fornecedores, investir em maquinários ou mesmo trocar uma dívida mais cara para melhorar seu fluxo de caixa. O COO do Mercado Livre, Stelleo Tolda, afirmou “com o Mercado Crédito, a companhia busca abrir novos caminhos para a inclusão financeira e incentivar os empreendedores no Brasil.”
O modelo da plataforma foi desenvolvido internamente e, por meio da inteligência artificial, analisa mais de 400 variáveis do comportamento do usuário no ecossistema do Mercado Livre e Mercado Pago. O vice-presidente Sênior de Mercado Crédito na América Latina, Martín de los Santos, disse que isso facilita a aprovação do crédito: “com essa análise, pré-aprovamos o crédito que atenda às necessidades dos usuários”.
O Mercado Crédito já foi lançado na Argentina, em maio de 2017, e no México, em novembro. Por aqui, antes de ser inaugurado, passou por uma fase piloto de seis meses no ano passado, oferecendo 18 mil linhas de crédito, que ultrapassaram o valor de R$ 270 milhões (ou US$ 85 milhões). O valor oferecido em toda a América Latina já ultrapassou os US$ 150 milhões. O Mercado Livre conta hoje com mais de 9 milhões de vendedores.
*Informações retiradas do E-commerce Brasil
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