Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Puxada por bens duráveis, intenção de consumir segue em alta nas famílias

Redação de Redação
1 de fevereiro de 2021
no Consumo, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Consumo na pandemia

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), registrou alta de 3,8% entre dezembro e janeiro – e fechará o mês com 73 pontos, a quinta alta seguida desde agosto de 2020, quando estava em 61,3 pontos. O indicador ainda volta à casa dos 70, que não atingia desde maio do ano passado.

A alta do ICF foi puxada, principalmente, pela variável de intenção de compra de bens duráveis, que foi de 47,9 pontos em dezembro para 51,4 agora – aumento de 7,4%. Apesar disso, ela ainda tem a pior pontuação entre os sete componentes do índice. As famílias também entraram em 2021 mais confiantes com o seu nível de consumo, cuja variável cresceu 5,1% em relação a dezembro de 2020.

Em comparação com janeiro de 2020, no entanto, antes do início da pandemia de Covid-19, o ICF registra queda significativa de 29,4%. À época, o indicador registrava 103,5 pontos.

Fim do auxílio e alta da inflação

Para a FecomercioSP, o crescimento da confiança das famílias paulistanas ainda não deve ser comemorado: se, por um lado, aproveitaram oportunidades do fim do ano, quando os varejistas oferecem descontos maiores para atrair o público, por outro, o fim do auxílio emergencial e a inflação dos alimentos, que deve permanecer no começo deste ano, são elementos que podem minar o retorno ao consumo.

Isso se observa na comparação anual entre duas variáveis: a Perspectiva Profissional e a Renda Atual. A primeira cresceu 4,6% em janeiro, mas acumula queda de 16,4% em comparação ao mesmo mês de 2020. Já o nível de renda obteve alta de 1,9% em relação a dezembro, mas é 41,7% menor do que no início do ano passado.

No entendimento da federação, com menos renda e mais pessimismo quanto a emprego, a tendência para os próximos meses é de que as famílias fiquem mais cautelosas na hora de comprar.

ICC: melhor pontuação desde março

Os números são muito parecidos com os do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 3,9% em janeiro, saindo dos 111,7 pontos para 116,1 agora. É a melhor pontuação desde março de 2020, quando apontava 124,6. Ao contrário do ICF, no entanto, o indicador teve desempenho irregular ao longo do segundo semestre de 2020, chegando a crescer 5,6% entre agosto e setembro, mas voltando a cair nos meses seguintes.
Na comparação anual, porém, a queda é menor: -4,3% entre janeiro de 2020 e o mês atual.

O melhor resultado foi do Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que registrou alta expressiva de 12% entre dezembro e janeiro: de 66,2 para 74,1 pontos. É a primeira vez que o indicador chega à casa dos 70 pontos desde abril passado.

O número de famílias endividadas na cidade de São Paulo também voltou a crescer, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), também elaborada pela FecomercioSP. Em janeiro, 58,7% tinham alguma dívida – alta de um ponto porcentual em relação a dezembro (57,7%).

Isso indica, para a federação, que a inflação dos alimentos, ao pressionar o orçamento familiar, faz com que o cartão de crédito seja a única saída para outros tipos de consumo, além da poupança adquirida durante a quarentena do ano passado.

Alta nas contas em atraso

Já a quantidade de famílias com contas em atraso permanece praticamente no mesmo patamar desde setembro do ano passado, fechando o mês em 18,7%. A taxa, no entanto, representa alta significativa em relação ao segundo trimestre, auge da pandemia da Covid-19, quando chegou a ficar em 15,6% em junho de 2020.

Em números absolutos, o município paulistano tem 2,33 milhões de famílias endividadas e 743 mil inadimplentes atualmente. Diante desse cenário, é momento de os varejistas organizarem custos e estoques, além de precificar produtos de forma a atrair a demanda sem prejudicar a margem de lucro. São medidas que, em uma conjuntura desfavorável, podem evitar prejuízos maiores.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

McDonald’s lança Méqui Box com combinações de kits e descontos de até 30%

Próxima Postagem

Ipea estima que investimentos apresentaram alta de 3,1% em novembro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem

Ipea estima que investimentos apresentaram alta de 3,1% em novembro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.