Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

ESG precisa ser pauta definitiva nos conselhos executivos e de administração

Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, foi convidado do Interactive Retail Trends, pós-NRF organizado pela Gouvêa Ecosystem

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
1 de fevereiro de 2023
no Destaque do dia, Economia, ESG, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos
taxonomia

Um dos temas mais debatidos ao longo da NRF 2023 foi o ESG. O acrônimo faz referência às políticas de sustentabilidade, governança e questões sociais, e permeia todo o mercado hoje. “Essa agenda entrou de maneira definitiva em conselhos de administração e executivos”, disse Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Pereira participou do Interactive Retail Trends, evento pós-NRF organizado pela Gouvêa Experience em São Paulo nesta terça, 31. O CEO lidera a principal plataforma que reúne o setor empresarial brasileiro com foco em princípios de sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante a palestra, ele abordou a relação do varejo com o Pacto Global e como avançar o ESG além do discurso.

Carlo contextualizou o momento em que estamos vivendo e destacou tópicos discutidos em Davos, no Fórum Econômico Mundial. “Vimos vários reflexos dos últimos anos, e que ainda vão pesar muito. A gente fala de guerra da Ucrânia, da chamada policrise, que engloba clima, alimento e energia, a questão de saúde e desigualdade e empregos no futuro”, cita.

O executivo reforçou a ideia de que as questões ambientais estão muito presentes nas nossas vidas. Diante desse cenário, as empresas passaram a aderir mais à agenda 2030 e aos ODS. “As empresas têm, sim, uma responsabilidade muito grande com relação a tudo que temos hoje no planeta. Não só no impacto negativo, mas, claro, na possibilidade de trazer impacto positivo”, complementa.

ESG - Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, no Interactive Retail Trends Pós-NRF de 2023. Crédito: Mercado&Consumo
Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Liderança e conselho

Outro tema tratado sobre Pereira no painel foi a liderança. Ele mostrou uma pesquisa sobre o que a população espera dos líderes. O levantamento mostrou que 80% das pessoas, no Brasil e mundo afora, esperam que os líderes atuem e falem sobre temas da sociedade, mesmo que não alinhados ao negócio. “Hoje a liderança empresarial é vista como uma referência para todos os temas da sociedade”, destaca Pereira.

Ao ser questionado sobre conselhos administrativos e executivos que adicionaram uma cadeira dedicada apenas ao ESG, Pereira comentou que o fundamental é discutir o tema. “Independentemente de ter uma cadeira ou não, esse assunto tem que ser tratado dentro dos conselhos. Eu acho que faz diferença ter gente com esse olhar. É uma demanda cada vez maior e temos que ter clareza para não ficarmos atrás nessas agendas”, comenta. E completa: “Os principais temas estão ali nos conselhos.”

Por fim, o CEO ainda ponderou que no Brasil estamos no mesmo nível que a Europa com relação ao tema. “O caminho é entender como as nossas empresas se relacionam com esses temas. O assunto é dinâmico e as exigências da população e dos investidores vão se sofisticando à medida que o assunto fica mais complexo.”

Imagens: Shutterstock e Mercado&Consumo

Postagem anterior

Shopee lança seção exclusiva para itens de casa e decoração

Próxima Postagem

Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

Tecnologia e pessoas: a combinação perfeita da gestão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.