O cenário atual do varejo está passando por uma metamorfose impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). Do ponto de venda à experiência do cliente, a presença da IA redefine os padrões, oferece eficiência operacional e uma experiência de compra personalizada.
A personalização deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade no varejo moderno. A IA assume o controle, analisando dados de clientes para oferecer recomendações precisas e ofertas exclusivas. Desde a homepage de um site até a interação nas redes sociais, a personalização impulsionada pela tecnologia cria experiências únicas para cada consumidor.
A era dos call centers está cedendo espaço para assistentes virtuais e chatbots inteligentes. Equipados com IA, esses agentes virtuais respondem a consultas, fornecem informações detalhadas sobre produtos e resolvem problemas de forma eficiente, proporcionando um atendimento ao cliente rápido e personalizado.
Nativa digital, a Petlove adotou a inteligência artificial generativa para engajar clientes e gerar fidelidade à marca. O ecossistema de produtos pet utiliza a tecnologia em bots de atendimento para responder dúvidas sobre o plano de saúde no WhatsApp, solucionar dúvidas de clientes e sugerir opções de reabastecimento de produtos. Bruno Curtarelli, head de Data Science da Petlove, conta que a iniciativa resultou na melhora entre 20% e 30% da retenção de clientes.
“Muitas vezes o cliente tem dificuldade de entender a frequência de compra que garanta que seu pet esteja sempre alimentado. Com base nas informações do perfil do animal e a ração escolhida pelo cliente, conseguimos recomendar uma frequência ideal”, explica Curtarelli.
O executivo esteve presente no Retail Trends, que aconteceu nesta quarta-feira, 31, em São Paulo. O evento compartilhou os principais insights da NRF, considerada uma das feiras mais importantes para o varejo, em solo nacional.
À esteira do boom da IA, o foco deve permanecer em pessoas
O mantra “o cliente sempre em primeiro lugar” não é apenas uma frase de efeito, mas sim a espinha dorsal das estratégias de varejo orientadas para o consumidor. De acordo com Regiane Relva Romano, diretora de Inovação da VIP-Systems, a personalização é a chave, e a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, está sendo utilizada para entender as preferências individuais, proporcionando uma experiência de compra única para cada cliente.
A inovação no varejo agora é orientada por um propósito claro: resolver problemas reais do consumidor. Desde tecnologias facilitadoras de compras até soluções ambientalmente conscientes, os varejistas estão buscando maneiras de agregar valor à vida do cliente para além do simples ato da compra.
“Se realmente quisermos que o negócio dê certo, temos que focar em pessoas. O varejo é vida, interatividade, gamificação e pessoas. A inteligência artificial é apenas um meio. O foco deve ser gente”, afirma Regiane.
Imagem: Mercado&Consumo