Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Reflexões – as dúvidas que pairam na cabeça dos varejistas

Marcos Hirai de Marcos Hirai
1 de abril de 2020
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo

Este novo vírus certamente vai deixar sequelas no varejo. Um novo consumidor emergirá, mais conectado, sensibilizado, solidário e racional. O confinamento, do qual ainda não sabemos a sua extensão, está de alguma forma impondo condições de vida completamente diferentes para os indivíduos e suas famílias. E isto implica experimentar sentimentos, experiencias e sensações novas, para o bem ou para o mal. Muito do que está sendo vivenciado deverá ser incorporado ao seu estilo de vida e no seu comportamento, ou não.

Os aplicativos de delivery que já apresentavam crescimento significativo nos últimos dois anos, têm agora sua grande chance de consolidação. Compras de supermercados, refeições, farmácias e tudo que você precisa no alcance dos dedos certamente deixarão um legado muito positivo para as empresas do setor. A legião de pessoas que nunca haviam pedido nada por este meio e que tiveram suas primeiras experiencias durante esta fase, é algo que seguramente será incorporado nas suas vidas. Assim como empresas que explorem a questão da hiperconveniência.

Sim, as pessoas vão buscar cada vez mais comprar com o menor dos esforços, utilizando cada vez mais das plataformas digitais. Negócios como as lojas autônomas, sem a presença de atendentes ou caixas dentro de condomínios, academias, estações modais e nos escritórios corporativos tendem a crescer e enraizarem nos hábitos deste novo consumidor.

Neste cenário, o e-commerce também surfará a mesma onda do delivery. O hábito de comprar de tudo pela web fará com que a participação das vendas na plataforma digital se solidifique podendo alcançar números muito maiores. Antes da crise, representava menos de 5% das vendas do varejo brasileiro. Mas estimativas dizem que este percentual pode quase dobrar depois da pandemia. Empresas como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e B2W sairão muito mais fortalecidas.

As lojas físicas passarão mais uma vez por uma provação. Lojistas do mundo inteiro sofrem com suas lojas fechadas pois não estavam preparadas para isto. As vendas da páscoa por exemplo. Muitos comerciantes haviam estocados coelhos de pelúcia, ovos de chocolate e colombas e não tem como desová-los. Liquidações com até 40% de desconto antes da páscoa é algo inédito e temos visto acontecendo no e-commerce, nas mídias sociais e até pelo whatsapp. Aqui no hemisfério sul, a coleção outono e inverno já estava chegando nas araras das lojas de moda e agora coloca uma grande incógnita sobre o destino deste estoque. E talvez o maior dos temores, como serão as vendas do Dia das Mães? Para muitos segmentos, a data é a 2ª maior venda anual.

Outra questão preocupante é em relação ao endividamento e a saúde financeira dos lojistas. Vários já estão demitindo ou revendo a quantidade de lojas. Já se fala em fechamento e até na falência de algumas empresas do setor. Importante salientar que o setor de supermercados e as farmácias não foram afetadas pela crise, pelo contrário. Estão até contratando funcionários.

Os shopping centers, assim como as lojas físicas, mais uma vez serão colocados à prova. No momento, a preocupação é em relação a inadimplência. Com a insolvência dos lojistas, de acordo com o andamento da quarentena, a situação financeira pode se agravar, principalmente entre os shoppings menores. E ao longo do ano, com a reabertura, o risco do aumento da vacância, com o fechamento de algumas lojas. Os novos empreendimentos serão fortemente afetados. Alguns projetos devem ser suspensos ou prorrogadas e outros terão suas comercializações seriamente afetadas pelo freio nas expansões varejistas.

Mas, até nesta, que é a maior das crises econômicas dos últimos 60 anos, existem empresários que podem fazer do limão uma limonada. Existem oportunidades que surgirão no pós crise. Façam uma reflexão. Imaginem o que este novo consumidor necessitará. Adaptar o seu negócio ou mesmo partir para um novo segmento ou atividade pode ser fundamental para o seu futuro profissional, da sua empresa e também da sua família. Não se deixe abater.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Walgreens expande oferta de produtos em drive-thru

Próxima Postagem

Stone propõe ao governo concessão para pequenos comerciantes

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Stone propõe ao governo concessão para pequenos comerciantes

Stone propõe ao governo concessão para pequenos comerciantes

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.