Magalu, Walmart e Zara são destaque de e-book sobre inovação no varejo

"Tendências e Inovações Globais do Varejo 2021" está à venda na Amazon

Marcas como a americana Walmart, a espanhola Zara e a brasileira Magazine Luiza fazem parte de uma lista que reúne as 50 empresas que mais inovaram em 2020. Os diferenciais de cada uma delas para conquistar posições de destaque estão reunidos no e-book “Tendências e Inovações Globais do Varejo 2021”, fruto de parceria entre o Grupo Ebeltoft e a Gouvêa Ecosystem.

“Este trabalho anual do Grupo Ebeltoft, com apoio da Gouvêa Ecosystem, visa registrar e valorizar as mais interessantes inovações globais no varejo. Nosso objetivo é que o livro seja fonte de inspiração para quem atua no setor em todo o mundo”, diz o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa de Souza, publisher do portal Mercado&Consumo.

O e-book “Tendências e Inovações Globais do Varejo 2021” custa R$ 59,90 e está disponível para compra na Amazon. Além da versão em língua portuguesa, o livro digital possui outras duas, em espanhol e em inglês.

Três brasileiras na lista

O Magazine Luiza é citado como “um dos mais integrados e inovadores varejistas omnichannel do mundo”. Iniciativas como as vendas por redes sociais, a criação de conteúdo digital e a abertura do marketplace para pequenos varejistas são destacadas no e-book – assim como o fato de a empresa não ter origem nos Estados Unidos nem na China, mas no Brasil, uma região menos “óbvia” para a criação de Ecosssitemas de Negócios.

Outras duas empresas brasileiras são citadas no livro: a Delivery Center e a Dengo. A startup que ajudou a digitalizar os serviços dos shopping centers no Brasil é destaque porque, além de oferecer uma plataforma completa (com marketplace, pagamento e logística), surgiu a partir da joint venture de dois concorrentes tradicionais (as administradoras BR Malls e Multiplan).

A Dengo é citada por ter criado uma loja virtual com experiência física. Forçada a fechar as portas das lojas por causa da pandemia, a empresa investiu em transmissões online feitas a partir de uma loja real localizada dentro de um shopping center, melhorando a experiência dos clientes.

Grande case de 2020 é do Canadá

No relatório que serviu como base para o e-book, a mercearia canadense Grocery Neighbor foi escolhida como o grande case do ano. A loja sobre rodas oferece produtos frescos que o cliente leva para casa dentro de recipientes próprios – sem precisar ter contato com outras pessoas e sem desperdício.

O e-book mostra que o aumento das compras online permite um envolvimento cada vez maior entre as empresas e seus clientes. Por meio das plataformas digitais, repletas de conteúdo interativo e entretenimento, é possível interagir com o consumidor, entender seus anseios e necessidades, além de fazer da compra uma experiência única e divertida.

Outra tendência acelerada pela pandemia de Covid-19, como mostra o livro, é a preocupação com a responsabilidade social. Hoje, oferecer soluções sustentáveis aos clientes é mais importante do que nunca para fortalecer o posicionamento das marcas, principalmente com ações de cunho social e de preservação do meio ambiente.

Imagem: Reprodução

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