A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Guararapes anunciou seu novo CEO; o Grupo Heineken confirmou seu novo vice-presidente de Vendas & Distribuição; e a Elanco anunciou seu novo diretor de Marketing para o Brasil.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Guararapes
O Grupo Guararapes, dono da marca Riachuelo, da Midway Financeira, do shopping Midway Mall e do parque fabril em Natal (RN), anunciou que André Farber será o novo Chief Executive Officer (CEO) da companhia a partir de maio. O cargo é ocupado por Oswaldo Nunes, que se aposentará após 50 anos de dedicação ao Grupo Guararapes.
André Farber foi eleito pelo Conselho de Administração do Grupo. O executivo tem uma trajetória ampla na liderança de empresas do setor de varejo e bens de consumo e é bacharel em engenharia química pela Unicamp, com MBA na Insead. Também conta com experiência em projetos nas áreas de estratégia omnicanal, negócios digitais, experiência do cliente e expansão.
Ele diz esperar poder contribuir ao legado de 75 anos de história do Grupo Guararapes. “A companhia, sem dúvida, tem uma posição diferenciada com a marca Riachuelo, a financeira Midway, o parque fabril e o Midway Mall. Essa integração da cadeia traz uma oportunidade única e diferenciação em um mercado tão complexo e específico como o Brasil”, afirma.
Grupo Heineken
O Grupo Heineken anunciou a chegada de Hugo Lehmann na posição de vice-presidente de Vendas & Distribuição. O executivo retorna à operação brasileira, onde trabalhou entre os anos de 2012 e 2019, para sustentar o crescimento contínuo da empresa no país, manter a liderança da cervejaria na categoria premium e consolidar a estratégia de rota ao mercado.
Hugo ingressou na área comercial do Grupo Heineken Brasil em 2012 e, atualmente, ocupa o cargo de diretor de Vendas da cervejaria para a região das Américas. Em sua posição regional, Hugo tem liderado novos modelos de rota aos clientes e acelerado a jornada digital da área. Entre suas prioridades, também está a participação ativa na agenda de desenvolvimento de pessoas, inclusive como aliado do programa global “Mulheres em Vendas”, direcionado ao aumento da representatividade feminina na área.
Sua experiência internacional ainda inclui passagens como liderança global de vendas da Danone e do Grupo Carlsberg em Londres, Dinamarca e Itália. O executivo possui bacharelado em economia pela Universidade Torcuta Di Tella e MBA pela Insead da França.
Elanco Brasil
A Elanco Saúde Animal divulgou Cristiano Anjo como novo diretor de Marketing para o Brasil. O executivo terá como missão a gestão das marcas Elanco e apoio às iniciativas ESG da companhia.
Há quatro anos na empresa, Anjo ocupava a posição de gerente de marketing da divisão de Pet Health para Brasil e Cone Sul e esteve à frente da estratégia de comunicação de marcas como Credeli , Comfortis e Milbemax.
Formado em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba, com MBA em gestão empresarial pela FGV, Anjo tem mais de 20 anos de atuação na indústria veterinária. Começou sua carreira na área comercial, seguiu para trade marketing, passando por empresas como Schering-Plough, Pfizer e Zoetis.
VR
A VR anunciou Karina Meyer como nova diretora de Marca e Comunicação. A executiva chega para desenvolver o posicionamento da companhia como empresa social, potencializar e impulsionar a marca no mercado e liderar a estratégia de branding do ecossistema VR, formado pelas startups Pontomais, Audaz Tecnologia e Global Points.
Com quase 20 anos de experiência, Karina tem uma ampla trajetória em empresas multinacionais, em posições focadas em marca, consumo, inovação e desenvolvimento de negócios. Recentemente ocupou a diretoria de Marketing Latam para The Body Shop, do Grupo Natura&co. Esteve ainda no Grupo Kantar, na Ogilvy & Mather, na Mondelēz International e na Unilever.
Na VR, Karina se reportará ao diretor-executivo de Pessoas, Marca e Cultura, João Altman.
Dark Kitchen Creatives
A Dark Kitchen Creatives (DKC) segue expandindo a equipe, e desta vez com reforço na área de estratégia. Marcella Barbieri chega à agência como head de Conteúdo e Estratégia, com foco principal para a conta de OX Cosméticos.
A profissional está no mercado desde 2012 e, de lá para cá, passou por agências e empresas como Mutato, onde atendeu Itaú, Netflix e Ambev; Magazine Luiza, compondo o time de conteúdo e redes sociais; e pela edtech Descomplica, como redatora do time de branding.Redatora e estrategista de conteúdo por formação, Barbieri é pós-graduada em marketing estratégico na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com MBA em gestão de negócios na USP. Também é uma das autoras do livro “Canções do Caos – Vozes Brasileiras”, publicado pela Editora Kapulana.
Imagens: Reprodução