Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Coronavírus: varejo acumula perda de R$ 86,4 bilhões em cinco semanas

Redação de Redação
1 de maio de 2020
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas no Varejo

Com cerca de 80% dos estabelecimentos de portas fechadas em todo o país, o varejo acumulou uma perda total de 86,4 bilhões de reais nas cinco semanas, entre os dias 15 de março e 18 de abril. O ponto inicial do período analisado leva em consideração o momento em que foram anunciados diversos decretos estaduais e municipais que restringiram o funcionamento do comércio não essencial pelo Brasil, a fim de evitar aglomerações de consumidores e, assim, o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Os números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, mostram ainda que a queda em faturamento tem arrefecido nas últimas semanas, o que coincide com a percepção de que há menos pessoas cumprindo à risca as determinações de isolamento social.

Na terceira semana de março, entre os dias 15 e 21, o varejo registrou uma perda de 8,21 bilhões de reais em relação ao período pré-pandemia. Já na semana seguinte, as quedas se elevaram, atingindo a cifra de 23 bilhões de reais. Um monitoramento da consultoria Inloco mostra que, à época, o índice de isolamento social chegou a níveis próximos de 70% pelo país, algo que explica o declínio abrupto nas vendas do período. Depois disso, no entanto, o varejo conseguiu arrefecer a curva negativa, mesmo que ainda registre grandes perdas.

Segundo a CNC, a queda nas vendas das semanas seguintes, sobretudo a primeira e a segunda semana de abril, foram mais controladas. Entre os dias 5 e 11 de abril, o varejo perdeu 18,13 bilhões de reais em receita. Na semana posterior, de 12 a 18 de abril, 17,06 bilhões de reais. Mesmo o varejo essencial, como farmácias e supermercados, sofreu no período, embora que de forma mais contida. A queda nas cinco semanas analisadas pelo levantamento foi de 8,14 bilhões de reais.

Nos últimos dias, alguns estados decidiram reabrir, ainda que com restrições de horário e de circulação de pessoas, o comércio não essencial – inclusive, os shopping centers. Antes, somente supermercados, farmácias e alguns poucos tipos de estabelecimentos estavam funcionando integralmente, o que fez com que varejistas que ainda não tinham uma operação online estruturada, migrassem para o canal em busca de mitigar os danos.

“Notamos que as perdas do varejo vêm se acumulando, mas num ritmo menos intenso nas últimas semanas”, diz Fabio Bentes, economista da CNC. “Dois fatores explicam isso. Uma maior utilização dos canais eletrônicos para as vendas e, sobretudo, o menor índice de isolamento social, que chegou a 70% em março, e ficou abaixo de 50% de abril”. Uma pesquisa do Google mostra que, com lojas fechadas, o consumidor tem impulsionado as buscas de produtos pela internet. Entre os dias 18 e 24 de abril, por exemplo, as pesquisas por aparelhos eletrônicos como tablets dispararam 78%; a busca por televisores subiu 67,5%; acompanhados por itens de informática (58,3%); eletroportáteis (57,5%); cama, mesa e banho (57%) e jogos (48,6%).

São Paulo acumula mais perdas

Segundo a CNC, o estado que mais sofreu com as medidas foi São Paulo, onde o declínio nominal nas vendas do varejo chegou a 26,6 bilhões de reais. É seguido por Minas Gerais, com queda de 6,9 bilhões de reais, e Rio Grande do Sul, com perdas de 6,6 bilhões de reais. O Rio de Janeiro, com perdas de 6,5 bilhões de reais, é o quarto luga. No ranking por regiões, a pesquisa da CNC indica que os estados do Sul e do Sudeste concentram 70% das perdas do período.

Uma projeção alarmante é que a retração abrupta da atividade do setor pode fazer com que o varejo elimine 28% de seus postos de trabalho, o equivalente a 2,2 milhões de empregos, em um intervalo de até três meses. “Como estamos diante de um apagão estatístico, é difícil calcular quantas pessoas já perderam emprego no varejo. Mas o que nós mais ouvimos hoje são relatos de demissão, de suspensão no contrato de trabalho e redução de salários”, diz Bentes. Segundo o IBGE, o índice de desemprego no primeiro trimestre deste ano chegou a 12,2%, com 12,9 milhões de pessoas na fila por um emprego.

Segundo a Fundação Getulio Vargas, a FGV, o cenário desenhado para o futuro do varejo é desafiador. O índice de confiança do consumidor, medido pela instituição, retraiu 22 pontos em abril, na comparação com março deste ano, caindo para 58,2 pontos. É o menor patamar em 15 anos, quando se iniciou a série histórica.

Com informações do portal Veja.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

“A crise nos obriga a parar e pensar”, afirma diretora de RH da Kimberly-Clark Brasil

Próxima Postagem

Pandemia e Sustentabilidade: impacto no consumo e negócios

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas
Gestão

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes
Economia

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumo consciente das empresas

Pandemia e Sustentabilidade: impacto no consumo e negócios

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

Jequiti promove mutirão para captar novas consultoras de vendas

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.