A Ypê inaugurou uma nova fábrica e centro de distribuição no município de Itapissuma, em Pernambuco. Com um investimento de R$ 420 milhões, com parte financiada pelo banco do nordeste, o novo complexo fabril fortalece a presença da marca na região, que já conta com uma fábrica em Simões Filho (BA).
O projeto gerou 250 empregos diretos em Pernambuco, com potencial de crescimento para até 800. A planta ocupa um terreno de 400.000 m², com mais de 52.000 m² de área construída entre área fabril, prédios de apoio e centro de distribuição. A unidade produzirá itens que compõem o portfólio de produtos da marca e vai atender os mercados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
“Essa inauguração faz parte da nossa estratégia de crescimento e é um importante marco na história da companhia, que completa 73 anos em 2023. Mantendo o nosso ideal de continuar acreditando e investindo no Brasil, este projeto reflete nosso apoio no desenvolvimento econômico e social da região, considerada estratégica para o crescimento do País”, conta Waldir Beira Junior, presidente-executivo da Ypê.
Investimento sustentável
Toda água utilizada na operação será proveniente de poços artesianos, opção menos agressiva à natureza quando comparada à captação superficial. As caldeiras da nova fábrica serão abastecidas com gás natural encanado, combustível mais limpo e eficiente que outras fontes de origem fóssil.
Por estar próxima do mercado consumidor da região Nordeste, serão reduzidas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) geradas pelas atividades de logística. A iluminação também será 100% em LED, e a rede principal de irrigação e vasos sanitários será alimentada por água de reuso e empilhadeiras elétricas movidas a baterias de lítio.
Imagem: Divulgação