Dia das Mães: Maioria dos bares e restaurantes espera alta de até 20% no faturamento

Empreendedores se mostram otimistas apesar de ainda terem dificuldade de repassar inflação para os preços dos cardápios

O segundo domingo de maio tradicionalmente movimenta bares e restaurantes por causa do Dia das Mães, e não deve ser diferente no próximo dia 11. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Quase oito em cada dez estabelecimentos devem abrir no dia 11. Entre esses, 78% esperam faturar mais este ano do que na mesma data do ano passado. A maioria, ou 62%, espera aumentar o faturamento até 20%. Além disso, 8% esperam aumentar entre 21% e 30%, e para 8% a alta pode passar de 30%.

Por outro lado, 14% dos bares e restaurantes que vão abrir as portas no Dia das Mães esperam faturar o mesmo que em 2024, e 4% acreditam que haverá queda no faturamento. Já 4% dos estabelecimentos não existiam em 2024 e, sendo assim, não têm base para comparação.

Aquecimento do setor

Ainda segundo os dados da Abrasel, houve queda de oito pontos percentuais no número de empresas trabalhando com prejuízo, em comparação ao mês anterior. No balanço de março, 22% das empresas ainda trabalharam em prejuízo (contra 30% em fevereiro), 39% das empresas registraram equilíbrio financeiro, enquanto 38% apresentaram lucro – 1% das empresas não estava aberta em fevereiro.

“O resultado de março já foi significativamente melhor que o de fevereiro, muito em função do Carnaval. E agora temos duas datas muito importantes pela frente. Há otimismo para o Dia das Mães, nossa segunda melhor data no ano. E em seguida teremos o Dia dos Namorados, nossa melhor data em termos de faturamento. Este ano, aliás, pretendemos promover a Semana dos Namorados, como forma de dar mais opções de comemorações aos casais”, afirma Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Impacto da inflação nos preços

Apesar do otimismo, os empresários continuam enfrentando desafios para ajustar os preços dos cardápios. A maioria dos empreendedores não conseguiu repassar a inflação acumulada de 5,48% entre abril de 2024 e março de 2025 para os cardápios. Apenas 38% dos estabelecimentos conseguiram ajustar os preços para acompanhar a inflação, enquanto 33% não conseguiram realizar nenhum reajuste e 21% fizeram algum reajuste, mas abaixo da inflação. Somente 8% disseram ter aumentado preços acima do índice geral de inflação.

Além disso, muitos estabelecimentos estão endividados: 37% acumulam pagamentos em atraso, sendo que os impostos federais e estaduais são os principais débitos. O número representa uma queda em relação à mesma pesquisa de abril de 2024, quando o número chegava a 40%.

Para Paulo Solmucci, o aquecimento na procura por bares e restaurantes é benéfico, mas não resolve os problemas que vêm se acumulando desde a pandemia: “A Abrasel preparou um plano sinérgico para ajudar os que estão em dificuldades, e estamos trazendo grandes empresas para este esforço, articulando iniciativas isoladas em um movimento mais coordenado.”

O plano da Abrasel será anunciado na próxima segunda-feira, dia 5, e o evento contará com a participação de
executivos de empresas como Rappi, Ambev, Google, Stone e Coca-Cola.

Dia das Mães: Maioria dos bares e restaurantes espera alta de até 20% no faturamento

Imagens: Envato e Divulgação

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