Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Grupo Bittencourt traz IA para o negócio e lança franquia de licenciados Disney

O recurso revolucionou os manuais de franquia que já podem ser consultados interativamente por meio de perguntas

Isis Brum de Isis Brum
1 de julho de 2024
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Grupo Bittencourt traz IA para o negócio e lança franquia de licenciados Disney

O Grupo Bittencourt, consultoria para franquias e redes de negócios, incorporou a Inteligência Artificial (IA) ao mindset da empresa em busca de inovar, aperfeiçoar e tornar mais eficiente o atendimento aos franqueadores e executivos de sua carteira de clientes. Batizada de Bittencourt AI, a nova solução chega ao mercado acompanhada do lançamento de três franquias, com destaque para a Dream, marca de colecionáveis e licenciados Disney no Brasil.

“A Inteligência Artificial é um tema que está na pauta de todos os CEOs e na minha também. Estávamos tentando interpretar como poderíamos não só ter um produto para o mercado, mas mudar também o mindset da própria Bittencourt”, explica Lyana Bittencourt, CEO do Grupo que faz parte da Gouvêa Ecosystem.

O primeiro passo foi dado com a incorporação da plataforma de vídeos StreamShop ao ecossistema. A ideia era tornar os recursos de aprendizado à disposição dos clientes mais dinâmicos. Em seguida, a IA foi adicionada aos novos projetos. Agora, as ferramentas de aprendizado de uma franquia são mais interativas e assertivas. Os manuais de franquia, desenvolvidos pela consultoria, não requerem mais busca por capítulos, basta fazer uma pergunta “que o oráculo Bittencourt responde”, brinca Lyana.

A IA também está orientada para exposições, sendo capaz de gerar insights qualificados em feiras e eventos, e foi incluída no sistema chamado Central de Serviços ao Franqueado (SAF), um espaço para que os franqueados tirem suas dúvidas.

Antes de ser lançado, o pacote de soluções da empresa foi testada com alguns clientes. “A gente aplicou, testou, validou, viu que funciona e, a partir disso, lançamos para o mercado”, diz a executiva. “Acho que isso é só o nosso começo e um começo em que nos desafiamos e podemos fazer ainda melhor”, opina.

Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, e Alexandre Antunes, diretor de Expansão e Novos Negócios da Dream

Licenciados Disney marca lançamento entre franqueadoras

A Bittencourt lançou três empresas como franqueadoras até agora. Segundo Lyana, o principal lançamento do grupo este ano é a Dream, uma varejista oficialmente licenciada da marca Disney no Brasil.

A Dream tem 11 anos de operação, 8 lojas de marca própria abertas e 2 franquias em fase de abertura. “Aprendemos muito nesses últimos anos com lojas de shopping e, hoje, entendemos que nosso negócio já está consolidado para levá-lo aos franqueados com apoio da Bittencourt no desenvolvimento do plano de franquia”, conta Alexandre Antunes, diretor de Expansão e Novos Negócios da Dream.

A companhia conta com portfólio de 1.100 produtos dos quais parte é desenvolvida exclusivamente pela empresa. A Dream é autorizada a levar para suas lojas personagens icônicos de toda linha Disney, incluindo, por exemplo, Marvel e Pixar, que não são fabricados em nenhum outro lugar. Entre alguns dos produtos disponibilizados na ABF Expo, onde a loja de licenciados e colecionáveis debutou este ano, estavam artigos de papelaria, como mochilas, cadernos, canecas, garrafas de água, semijoias das princesas, a estátuas dos vilões e dos heróis mais famosos do universo Disney.

O diretor afirma que 80% do faturamento de algumas das 10 lojas em operação são representados pela venda de itens exclusivos fabricados no Brasil pela Tenda.

Antunes destaca que o diferencial da marca é a experiência de compra na loja física. “Nossa loja é bastante lúdica, imersiva e levamos todo o encantamento dos nossos produtos para os nossos clientes. Com isso, agradamos, desde a criança até o adulto”, pontua o executivo.

As unidades da rede estão no estado paulista, mas ainda não chegaram à capital. O plano de expansão inclui a abertura de uma loja em Recife, em Pernambuco, e outra em Jundiaí, até o final deste ano. Para os próximos 5 anos, a meta é alcançar 100 unidades abertas em todo País.

A nova unidade paulista terá 1.200 m² e serviço de café integrado. “Será uma experiência nova e um modelo já evoluído do que a gente teve até hoje”, afirma Antunes. A Marvel Store, com 800 m², localizada no Shopping Dom Pedro, em Campinas, não faz parte do plano de franquia. “Este é um case de sucesso e também um plano para, no futuro, a gente desenvolver também, mas isso como estrutura própria, não como franquia”, diz.

 

1 do 4
- +

Segundo Lyana Bittencourt que, agora, gerencia o plano de crescimento da Dream, conta que depois de ser procurada pela empresa, buscou interpretar qual seria a operação mais escalável e o entendimento foi de que seria o modelo de franquias. O potencial de expansão da marca será orientado para a abertura de lojas com foco nas capitais brasileiras. A consultoria procura, ainda, franqueados com perfil multilojas e regiões com essas características para alavancar o negócio. Todo conteúdo de marca para a franchising foi desenvolvido pelo Grupo Bittencourt com aprovação da Disney.

As outras duas empresas lançadas como franqueadoras são a espanhola Verisure, especializada em segurança residencial e patrimonial, e a Intersolid, uma ERP focada em tecnologia para supermercados.

Liderança feminina em painel da ABF

“Liderança feminina” foi um dos painéis de destaque na ABF Franchising Expo, a principal feira do setor de franquias, promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte em São Paulo. Foi a 31ª edição do evento, com 440 marcas expositoras e 64 mil visitantes.

Com mediação de Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, participaram do painel Sedy Novais, franqueada CNA, e Renata Malheiros, coordenadora do programa Sebrae Delas.

Painel Liderança feminina na ABF Franchising 2024 – Foto: ABF/Divulgação

As conferencistas chamaram a atenção para o avanço significativo da presença feminina nos negócios. Entre os associados da ABF, de acordo com Fabiana, quase metade dos que empreendem são mulheres. Por outro lado, cerca delas 20% ocuparem cargos de liderança, um percentual baixo em comparação ao homens.

Fabiana destacou que a presença da mulher nos negócios, como também de outros grupos minorizados cultural, econômica e socialmente, promove diversidade. “Quando se fala em inovação, a gente precisa ter todos os talentos à nossa disposição para atender um consumidor cada vez mais plural, e para isso, a gente precisa ter uma visão plural também. Então, contar com liderança feminina não é só uma questão de justiça social e cultural, mas é uma questão de inovação também e de gerar valor nos nossos negócios”, defendeu.

Imagens: Divulgação e MERCADO&CONSUMO

Postagem anterior

Acorda, Brasil

Próxima Postagem

Ex-diretora da Americanas chega ao Brasil e entrega passaporte à PF

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Superintendência do Cade aprova venda da Parati Crédito, das Americanas, para a Tudo Serviços

Ex-diretora da Americanas chega ao Brasil e entrega passaporte à PF

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.