Com um auimento de 37% nas retirada nas lojas, as vendas no varejo digital cresceram 20,1% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Segundo dados da Linx, essa modalidade já representa 32% das vendas e reforça que o omnichannel é uma das principais alavancas que o varejo possui neste momento.
“O omnichannel aumenta a taxa de conversão do varejista, já que os sites possuem mais variedade para vender. Segundo dados da nossa base, durante o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor, as vendas em comércios omnichannel cresceram 13% em relação a 2022, totalizando 26% dos pedidos”, afirma Tiago Mello, CMO e CPO da Linx.
Mello destaca que que os comerciantes que adotaram esse tipo de estratégia observaram um crescimento no ticket médio na primeira metade do ano, tanto em lojas físicas (19%), digitais (25%) ou omnichannel (15%).
Meios preferidos
Na hora de pagar, o cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos 6 primeiros meses do ano. O cartão de débito aparece em segundo lugar, seguido pelo QR Code/Pix e por outras formas de pagamento, como boleto bancário e vouchers. Apesar da menor representatividade, vale destacar que os pagamentos digitais, como Pix, cresceram 354% em relação ao primeiro semestre de 2022.
Datas comemorativas, como Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados, participaram ativamente no crescimento desses resultados. Durante a folia em março, as transações via Pix cresceram 202%. Já na comemoração do Dia dos Namorados, houve um aumento de 117% no faturamento e 52% na quantidade de pedidos (frente a uma segunda-feira comum) na mesma base comparativa.
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