A BIA, inteligência artificial do Bradesco, passará a entrar em contato com os clientes do banco para confirmar envios de Pix que sejam retidos para análise de segurança. De acordo com a instituição, o contato será feito através do WhatsApp, canal em que a BIA já “conversa” com os clientes.
O modelo de prevenção a fraudes é o mesmo que o banco já utiliza na confirmação de gastos com cartão de crédito, desde abril do ano passado. Cálculos do Bradesco apontam que mais de R$ 96 milhões em fraudes foram evitadas pela inteligência artificial.
“Antes da confirmação com os clientes, avaliamos diversas variáveis que vão desde o histórico e perfil do cliente, valor da transação, até a conta do beneficiado”, diz em nota o diretor de Segurança Corporativa do Bradesco, José Gomes Fernandes. “A BIA se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança.”
A BIA foi lançada em 2016, e faz consultas para os clientes, como saldos e extratos, informe de rendimentos e envio de comprovantes. Desde a criação, soma mais de 2 bilhões de interações.

Conta global
O Bradesco vai permitir que todos os clientes abram a My Account, conta global criada pelo banco. Parte do esforço do banco para realizar também as operações internacionais dos clientes, em especial de alta renda, a conta é aberta pelo aplicativo do Bradesco.
A My Account tem um cartão de débito com bandeira Visa, aceito em mais de 200 países e territórios, e que permite saques em caixas eletrônicos nas moedas locais, além da compra de produtos e serviços no exterior.
Ainda de acordo com o Bradesco, o cliente pode comprar dólares com base na cotação do dólar comercial, que é mais barato que o dólar turismo, e transferir recursos em tempo real da conta nacional para a global. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Shutterstock