Buscando evitar a correria da data, 79% dos consumidores planejam comprar o presente para o Dia dos Pais com antecedência de alguns dias ou até semanas. Os dados são do levantamento “Mega Sales Days – Dia dos Pais”, encomendado pela Meta e realizado pela Nodus com entrevistas a mil brasileiros usuários de internet.
Preparar-se para a data com antecedência permite que as marcas organizem seus estoques para atender melhor aos consumidores, especialmente aqueles que planejam realizar as compras online.
“Quando conseguimos olhar para data de forma estratégica podemos compreender qual o comportamento do nosso público e posicionar produtos e ofertas. Temos números relevantes que dizem que 59% dos consumidores gostariam de usar o celular para fazer as compras de Dia dos Pais, a sua empresa tem uma plataforma de vendas adaptada para mobile?”, questiona Bruna Guinami, head de Agência e Sucesso da Uappi, empresa especializada em tecnologias para e-commerce.
O Dia dos Pais é uma data de grande importância para o faturamento do varejo. Neste ano, o volume de vendas deve alcançar R$ 7,7 bilhões, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2023. As projeções foram divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Uma consideração importante na hora de realizar a compra é a velocidade na entrega. Empresas com entregas demoradas e com longos prazos são algumas das grandes objeções de quem ainda tem receio das compras online.
“Mais de 40% dos consumidores afirmaram que pagariam mais para que suas compras de Dia dos Pais fossem entregues em até 24h. Essa é uma oportunidade para empresas firmarem parcerias com centros logísticos que permitam a execução desse prazo”, reesalta Bruna.
Produtos que lideram
De acordo com a pesquisa Mega Sales Days, os produtos mais citados são roupas e acessórios (58%), seguidos por perfumes (37%), roupas, calçados e acessórios esportivos (25%) e eletrônicos (11%).
Com uma gama tão grande de opções para o consumidor, os anúncios publicitários direcionados são um dos meios que as empresas adotam para conquistar o cliente. Mais da metade dos consumidores que compraram presentes para o Dia dos Pais em 2023 afirmam lembrar de ter visto anúncios antes da compra. Além disso, 34% usam sites que rastreiam e monitoram preços, 27% seguem perfis de promoção no Instagram e 12% acompanham resenhas e avaliações de criadores de conteúdo.
“As gerações que estão presenteando os pais hoje estão muito conectadas, alguns já nasceram nativos digitais. Por isso, as marcas devem estar presentes no contexto digital, se adaptando às necessidades desses consumidores, mas atendendo às vontades dos seus pais, que muitas vezes, são consumidores mais velhos. Ou seja, cabe às marcas entenderem esse ambiente, fidelizar seus clientes e facilitar o processo de compras para os filhos”, conclui a executiva.
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