Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A política está em todo lugar

Redação de Redação
1 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Giuliana Grinover*

– Estamos numa etapa em nosso País onde o assunto é política, seja para debater os erros do presente ou para discutir os desafios do futuro. Nas empresas que trabalhamos, esbarramos com política o tempo todo. E muitas vezes, a tal “política” faz com que muitos processos travem, desperdiçando tempo e energia, bastante importantes nos dias atuais.

Quem nunca se pegou pensando: “para o que mesmo fui convocado para essa reunião?”, ou ainda, “qual foi o resultado que alcançamos nessa reunião, nessa discussão?”. As reuniões são extensas, cansativas, muitas vezes sem um alinhamento anterior e aí vem a tal política: interesses diversos, negociações, intenções e agendas paralelas e outros pontos importantes não são colocados em pauta. Resultados: deixamos de tomar decisões importantes, ações não são planejadas e executadas, e nossa produtividade cai.

Muitas vezes, em projetos em grandes empresas, para que algo seja modificado ou reconstruído, passamos por uma série de discussões, que a princípio parecem desnecessárias. Mas são sim, e muito, necessárias e obrigatórias para transformar e chegar num ponto comum e melhor.

Em uma reportagem da Exame, encontrei o seguinte texto:
A empresa não deveria ser um ambiente em que reina a objetividade? Em que os profissionais são avaliados apenas pelo cumprimento de metas? Em que as promoções são definidas com base no mérito e as pessoas são reconhecidas só pela competência? A resposta – goste-se ou não – é bastante simples: não. “Toda aglomeração humana se constrói em cima de laços sociais, que não são apenas racionais”, afirma Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP). “É aí que entra em ação a política.” A politicagem é apenas um lado da política, o mais visível e detestável. Mas há também o lado nobre: a capacidade de se relacionar, de negociar, de se expressar bem em situações diversas, de articular grupos em torno de idéias, de persuadir, de intermediar conflitos e de liderar equipes.

Em paralelo, e saindo um pouco do mundo empresarial, como é a gestão de uma cidade? Em entrevista a CBN, a Viviane Mosé descreve a iniciativa da gestão participativa, que juntou diversos interesses e setores diferentes com os mesmos princípios. Certo, o segredo então é encontrar um objetivo comum e juntar pessoas e setores que possuem princípios semelhantes? Tarefa nada fácil, mas não impossível.

E nas nossas famílias, quer mais política? Tratar aquela tia ou tio distante, que você tem que convidar para a festa de seu filhinho, mas que na verdade, nunca nem perguntou se vocês estavam bem? Quem não tem alguém assim na sua família?

Temos que conviver com a política dentro das empresas. Fato.
Temos que encontrar as lideranças e mapear as pessoas de poder. Muitas vezes, o poder pode evitar conflitos.
Temos que desenvolver a nossa capacidade de relacionar-se, mesmo que com nossos opositores.
Traçar pontos de convergência.
Tomar a frente e expor sua opinião é necessário, mas faça-o de forma pensada e estudada.
Política é uma habilidade a ser desenvolvida. E fundamental, para ascensão e crescimento profissional.
E então, se está na moda hoje, faça a sua política agora! Mas lembre-se que sua competência técnica deve ser sólida e vir junto à política.

*Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR

Postagem anterior

Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail's Big Show 2016

Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Próxima Postagem

Shoppings crescem em 2015, mas diferenças de desempenho aparecem mais fortes

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.