Promovendo o combate ao desperdício de alimentos, a Ticket firmou uma parceria com a Mercado Diferente, foodtech de assinatura de alimentos orgânicos. A plataforma agora aceita pagamentos com as soluções Ticket Alimentação e os cartões Ticket Flex e Ticket Super Flex, que possuem trilha de alimentação.
A Mercado Diferente atua no resgate de frutas, verduras, legumes e temperos que, por não atenderem ao padrão estético de consumidores em estabelecimentos comuns, seriam descartados, embora estejam em boas condições para consumo.
“A parceria com a Mercado Diferente está alinhada à estratégia de sustentabilidade e a responsabilidade social da Ticket, que tem como um de seus pilares a democratização do acesso à alimentação de qualidade aos trabalhadores e combater o desperdício de alimentos, fomentando esses temas entre a população”, comenta Jean Castro, diretor de Rede da Ticket.
A parceria foi iniciada em setembro, mês estrategicamente escolhido por coincidir com Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro. Essa data, criada em 2019 pelo Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre esse problema global e estimular ações coletivas para evitar o desperdício alimentar.
Ao assinar pelo site ou aplicativo do Mercado Diferente, o consumidor pode personalizar os itens que deseja receber em casa. A plataforma permite ajustes que vão desde preferências e restrições alimentares até a modificação ou inclusão de produtos e quantidades. Em seguida, o cliente pode optar por receber as cestas de produtos orgânicos semanalmente ou a cada 15 dias.
“A partir de agora, além de conscientizar estabelecimentos e usuários, contribuiremos com nossas soluções para que os alimentos que seriam descartados pela aparência cheguem à mesa do consumidor de um jeito prático e consciente”, acrescenta.
Atualmente, as cestas são entregues em Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, além de mais de 40 cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Desperdício de alimentos
A iniciativa das duas marcas busca impactar os consumidores e conscientizar sobre o desperdício de alimentos no Brasil.
Ao longo do ano, a Ticket realiza ações de conscientização junto às empresas-clientes, usuários e estabelecimentos cadastrados, por meio de diversas vias, como newsletters, informações via aplicativo, redes sociais e eventos, que oferecem dicas sobre o combate ao desperdício alimentar e a importância de uma alimentação saudável.
Segundo dados do Índice de Desperdício de Alimentos, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, o desperdício de alimentos alcançou mais de meio milhão de toneladas no mundo.
Imagem: Reprodução/LinkedIn Mercado Diferente