Seja você, mas não seja sempre o mesmo

Na luta para atrair os consumidores, as empresas buscam cada vez mais soluções criativas para continuar comunicando sua marca.

Oferecer preços baixos e conveniência talvez seja pouco para atrair o consumidor desde que o poder migrou de quem produz para quem compra. É preciso se reinventar.

A manutenção de um cliente deve ser prioridade – conforme Pesquisa Total Retail 2017 (PWC) – 65% dos brasileiros são leais as marcas e produtos que gostam, e isso faz com que eles comprem com frequência produtos e serviços destas marcas.

Ofertas personalizadas, vendedores com conhecimento profundo sobre os produtos, influenciadores digitais e redes sociais, o que tudo isso tem em comum? A aproximação com o consumidor. Ser referência de suas buscas, conhecer seus interesses e estar presente nos mais diversos canais digitais são algumas das ações em que grandes marcas como Adidas e Target têm apostado.

Para aumentar a busca pelo e-commerce a Adidas mudou a estratégia e desde março deixou de fazer publicidade em TV. Foram lançados 4 sites com coleções de peças selecionadas por influenciadores como Anitta, Kéfera, SneakersBR (portal sobre cultura sneaker) e o Mahamudra Brasil (página dedicada aos adeptos da ginástica). A curadoria de produtos das páginas é feita pelos influenciadores e as coleções mudam a cada 2 meses.

Com o lançamento da segunda temporada de Stranger Things (uma das séries mais popular da plataforma) a Netflix decidiu começar a explorar a sua relação com o fã. Em parceria com a Target (que licenciou alguns produtos da plataforma de streaming) serão lançadas canecas e camisetas com a temática da série. O anúncio da segunda temporada foi feito através de um vídeo em que o CEO da Netflix aparece com uma blusa com letras iluminadas por um pisca-pisca – que remete à uma famosa cena da primeira temporada.

Todas estas mudanças são resultado do comportamento do consumidor, que cada vez mais tem sua jornada de compra (no varejo físico ou online) influenciada pelo digital.

Sair da versão mobile