A Amazon disse que os negócios independentes em sua plataforma ultrapassaram US$ 4,8 bilhões em vendas mundiais da Black Friday até a Cyber Monday, um aumento de mais de 60% em relação ao ano anterior.
Segundo reportagem publicada pela Reuters, em sua primeira indicação de desempenho para os dias de pico de compras online do ano, a Amazon disse que mais de 71 mil pequenas e médias empresas em todo o mundo ultrapassaram os US$ 100 mil em vendas neste período de festas até o momento.
A empresa com sede em Seattle, no entanto, não deu uma análise das vendas nos Estados Unidos ou seus próprios números para o fim de semana, nem para qualquer um dos dois grandes dias de compras, dizendo apenas que a temporada de férias em geral foi a maior de todos os tempos.
As últimas estimativas da indústria mostraram que a Cyber Monday é o maior dia de compras online de todos os tempos para os Estados Unidos, arrecadando até US$ 11,4 bilhões, enquanto a pandemia de Covid-19 levou os consumidores a ficar em casa e recorrer à internet para suas compras de Natal.
Quase dois meses de ofertas
O desempenho robusto vem apesar de quase dois meses de ofertas desde que a Amazon realizou seu evento de vendas no Prime Day, em outubro, com os varejistas buscando recuperar negócios perdidos durante o fechamento de shoppings e lojas devido ao coronavírus neste ano.
Enquanto isso, a Shopify Inc, sediada em Ottawa, Canadá, disse que as vendas totais do fim de semana de Ação de Graças aumentaram 76%, para US$ 5,1 bilhões, batendo o recorde anterior de mais de US$ 2,9 bilhões na noite de sábado. “As vendas de discos demonstram o poder das empresas independentes e diretas ao consumidor”, disse o presidente da Shopify, Harley Finkelstein.
Estimativas do Adobe Analytics mostraram que a conclusão deste ano para as vendas do fim de semana de Ação de Graças ficaria entre US$ 10,8 bilhões e US$ 11,4 bilhões.
Embora tenha ficado abaixo de uma estimativa anterior de até US$ 12,7 bilhões, ainda assim supera o número da Black Friday de US$ 9 bilhões, o resultado de vendas online mais forte do dia, bem como o total da Cyber Monday do ano passado, de US$ 9,4 bilhões.
Imagem: Reprodução