Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A indústria e uma solução completa para o consumidor

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
2 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Num contexto de mercado extremamente desafiador e transformador, indústrias se reinventam constantemente para sobreviverem e se manterem competitivas.

Uma das premissas para operar nesse cenário é colocar o consumidor no centro do seu plano estratégico e a partir daí buscar o entendimento do comportamento e da jornada de compras dos seus clientes.

Com a omnicanalidade e o mundo digital amadurecendo em alta velocidade, percebemos que pesquisas, estudos e análises de mercado precisam priorizar a geração de insights de consumo que realmente viabilizem ações relevantes e de impacto aos seus clientes.

Já é sabido que todos buscam a melhor qualidade com o melhor preço, o famoso custo X benefício. Além disso, conveniência, praticidade, agilidade, serviços e uma compra sem fricção são valores que cada vez se tornam obrigatórios.

Mas o que é preciso para engajar e superar as expectativas desse novo omniconsumidor?

Para estimular reflexões, vamos considerar como exemplo o setor de materiais de construção por sua complexidade no que se refere ao domínio da jornada de compra desse segmento. Mapear, acompanhar, nutrir e impactar clientes que estão construindo ou reformando suas casas é uma tarefa extremamente difícil. Além dos aspectos técnicos, é um ciclo de compras com muitas etapas onde muitos influenciadores participam do processo.

Esses desafios “lá da ponta” tem forçado a indústria a o varejo a se movimentarem em busca de diferenciação e por uma proposta de valor mais completa para o mercado.

Quem visitou a Exporevestir, uma importante feira desse setor que aconteceu recentemente, presenciou os principais players do mercado se posicionando com ofertas cada vez mais integradas. Em outras palavras, mais do que produtos, as empresas levam ambientes que entregam uma solução completa que melhora percepção de valor dos influenciadores (arquitetos, decoradores e designers) aos próprios consumidores finais.

Obviamente que apesar da complexidade desse setor, a lógica de se levar solução, com linhas de produtos sinérgicas, mais integrados e prestação de serviços é um movimento que tem aderência e acontece em inúmeros setores. Tudo para conquistar o cliente e torna-lo mais fiel.

Porém para levar solução completa para seus clientes, a indústria  deve passar por processo de revisão estratégica que significa muito mais do que ampliação de oferta ou portfolio. Dependendo dos objetivos, é preciso repensar modelo de negócios, distribuição, abordagem de vendas (com muita curadoria e conteúdo) e quem sabe até seguir movimento estratégico de se lançar ao varejo através de canais diretos com o consumidor. (falei sobre isso em outro artigo).

A provocação da mensagem é que independente da área de atuação, onde escalas e etapas de jornada de compra são completamente diferentes, é imprescindível um bom entendimento de quem é seu consumidor, o que ele procura em diferentes momentos de sua jornada de compra e principalmente o que é relevante para garantir sua satisfação.

O pano de fundo do jogo continua o mesmo: Competição cada vez mais acirrada e consumidor cada vez mais empoderado. Não perca o tempo do seu negócio e vivencie essa jornada o quanto antes.

NOTA: Considere apoio especializado para que sua iniciativa de diversificação e desenvolvimento de novos canais seja consistente. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia, no acesso aos cases nacionais/internacionais  e principalmente no modelo do negócio mais apropriado para o momento e desafios da sua empresa.

Saiba mais sobre nossa atuação e cases de sucesso em www.gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas no varejo dos EUA têm queda em fevereiro

Próxima Postagem

Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Pão de Açúcar testa pre-scanning em loja no Jardim Paulista

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.