A Nestlé Brasil lançou a segunda edição do Panela Transforma, seu programa de intraempreendedorismo que incentiva a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras entre seus colaboradores. Com 87% de adesão na edição de 2024, a expectativa é ampliar o engajamento em 2025.
Criado em parceria com a consultoria Voe Sem Asas, o programa superou as expectativas em sua estreia. Inicialmente planejado para receber 150 inscrições, alcançou mais de 350 participantes de 27 áreas da Nestlé no Brasil. No primeiro ano, foram desenvolvidos 32 projetos, dos quais seis chegaram à fase de prova de conceito e quatro estão em implementação. Entre os destaques, estão um projeto para digitalização dos benefícios corporativos e outro que integra estratégias digitais e físicas para otimizar campanhas de vendas.
“Empreender dentro de uma organização centenária é possível e transforma o negócio. Criar ambientes que incentivem a inovação permite que as pessoas testem e implementem suas ideias”, afirma Priscila Freitas, head de Inovação da Nestlé e líder do Panela Transforma.
Priscila destaca que 80% dos participantes de 2024 nunca haviam tido contato direto com inovação antes do programa, mas em poucos meses estavam apresentando soluções para a liderança sênior. Para 2025, a Nestlé planeja expandir mentorias, conexões e aceleração para ampliar o impacto da iniciativa.
O programa oferece treinamentos em design thinking, gestão de projetos e técnicas de pitch, além de encontros periódicos, workshops e suporte de mentores. Os participantes são desafiados a se conectar com diferentes áreas da empresa para validar suas ideias e buscar patrocínio interno.
“O Panela Transforma libera o potencial empreendedor dentro da Nestlé, dando espaço real para criatividade e conexões de impacto. Esse é o tipo de cultura que deixa legado”, afirma Augusto Aielo, CEO da Voe Sem Asas.
Imagem: Divulgação