Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Sem Jean Paul Prates, Petrobras vai “vender” Brasil como líder global em eólica offshore na OTC

Missão de posicionar o Brasil como líder global de energia eólica offshore ficará nas mãos de uma comitiva formada por diretores e gerentes

Redação de Redação
2 de maio de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Petrobras

Sob questionamentos do mercado quanto a possíveis mudanças em seu plano de desinvestimentos e política de preços, a Petrobras quer mostrar ao mundo que o Brasil tem todos os atributos para encabeçar o desenvolvimento global de energia eólica no mar durante a Offshore Technology Conference (OTC), maior evento da indústria de exploração de petróleo e gás offshore, que acontece em Houston, no Texas (EUA), nesta semana. A comitiva da petrolífera terá, no entanto, um desfalque importante, já que o presidente da companhia, Jean Paul Prates, cancelou a sua participação por motivos de agenda, conforme a sua assessoria de imprensa informou ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Sem o seu principal executivo, a missão de posicionar o Brasil como líder global de energia eólica offshore ficará nas mãos de uma comitiva formada por diretores e gerentes da Petrobrás.

O grupo que embarcou para Houston reúne nomes como Carlos Travassos, que comanda a diretoria de engenharia, tecnologia e inovação da Petrobras, Joelson Mendes, responsável pelo segmento de exploração e produção, e Maurício Tolmasquim, recém-empossado diretor de transição energética e sustentabilidade da estatal brasileira, nova área criada no âmbito do ajuste organizacional realizado pela atual gestão e que começa a valer a partir desta segunda-feira, 1º de maio.

O potencial de geração de energia eólica no mar estimado para o Brasil é de 700 gigawatts (GW) em locações offshore com profundidades de até 50 metros, volume que é mais de 30 vezes superior à capacidade global, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia (MME).

Há diversos projetos na mesa. A Petrobras avalia, em parceria com a norueguesa Equinor, a viabilidade técnico-econômica e ambiental de implementar sete projetos de eólica offshore cobrindo todo o litoral brasileiro. Já a Shell tem seis iniciativas em avaliação no Brasil, enquanto a francesa TotalEnergies está debruçada em outros três empreendimentos.

Para além da energia eólica offshore, a atual gestão da Petrobras lida com questionamentos em torno da sua política de desinvestimentos, com dúvidas entre investidores estrangeiros se negócios já amarrados podem acabar sendo desmanchados, e mudanças na política de preços da estatal. Também tem preocupado o mercado riscos de ingerência política, com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva cogitando alterações na lei das estatais e críticas ao patamar de lucro da petrolífera.

Missão OTC

Com esse pano de fundo, executivos da Petrobras vão levar à OTC as ações da petrolífera voltadas à transição energética, para a redução das emissões de gases de efeito estufa, perspectivas de produção, a aposta em novas fronteiras e os investimentos programados para os próximos cinco anos.

Um dos focos é exatamente mostrar como a companhia se prepara para a transição energética, onde a estatal quer acelerar o passo, na gestão de Prates. Somente no setor de gás como combustível de transição no Brasil, a Petrobras investirá US$ 5,2 bilhões para ampliar a sua oferta, agregando uma capacidade de escoamento de 55 milhões de metros cúbicos (m3) nos próximos anos.

Do Brasil, estão previstas ainda presenças de autoridades do setor como o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, além de representantes como o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), Marcio Felix, e o diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), Rodrigo Ribeiro.

No time de lideranças empresariais, desfalcado pela ausência de Prates, da Petrobras, estão previstas as participações de nomes como o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto, e o responsável pelas operações da ExxonMobil no País, Alberto Ferrin.

A OTC deve reunir mais de 24 mil participantes dentre executivos, engenheiros, técnicos, cientistas e operadores entre os dias 1º e 4 de maio, em Houston, no Texas (EUA). Eles representam o setor de exploração de petróleo e gás offshore em mais de 90 países, incluindo o Brasil. Desde 1969, a OTC gerou um impacto econômico positivo de US$ 3 bilhões em Houston.

Com informações de Estadão Conteúdo (Aline Bronzati, enviada especial).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Audi e Porsche ampliam rede de carregamento elétrico de alta velocidade no Brasil

Próxima Postagem

Lucro e receita da Restaurant Brands International no 1° trimestre supera expectativas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores
ESG

Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

30 de maio de 2025
Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest
Varejo

Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

29 de maio de 2025
Produção de cachaça tem crescido, mas setor lamenta preconceito
Indústria

Produção de cachaça tem crescido, mas setor lamenta preconceito

29 de maio de 2025
Abras diz que supermercados sofrem para preencher as 350 mil vagas de emprego abertas
Supermercados

Abras diz que supermercados sofrem para preencher as 350 mil vagas de emprego abertas

29 de maio de 2025
Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban
Economia

Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban

29 de maio de 2025
Próxima Postagem
Restaurant Brands International supera expectativas de lucro e receita no 1º trimestre

Lucro e receita da Restaurant Brands International no 1° trimestre supera expectativas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

30 de maio de 2025
Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

29 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.