Japão apresenta código de conduta internacional de regulamentação de IA

Fumio Kishida, primeiro-ministro do país, fez o anúncio em um discurso na OCDE, sediada em Paris

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, apresentou nesta quinta-feira, 2, um quadro de regulamentação internacional para o uso de Inteligência Artificial (IA) generativa. Kishida fez o anúncio em um discurso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris.

“A IA generativa tem o potencial de ser uma ferramenta vital para enriquecer ainda mais o mundo”, disse Kishida. Mas “também devemos enfrentar o lado sombrio da IA, como o risco de desinformação”.

Quando o Japão presidiu o Grupo dos Sete no ano passado, lançou um processo de IA em Hiroshima para elaborar princípios orientadores internacionais e um código de conduta para desenvolvedores de IA.

Cerca de 49 países e regiões aderiram à estrutura voluntária, chamada de Grupo de Amigos do Processo de IA de Hiroshima, disse Kishida, sem citar nomes. Eles trabalharão na implementação de princípios e código de conduta para lidar com os riscos da IA generativa e “promoverão a cooperação para garantir que as pessoas em todo o mundo possam se beneficiar do uso de IA segura, protegida e confiável”, disse ele.

Google

O país vem demonstrando sérias preocupações com o avanço da tecnologia sem regulação. Ainda em abril, órgão antitruste do Japão informou à Google sobre a necessidade de reparar suas restrições de pesquisa que afetam o Yahoo no Japão.

A Comissão de Comércio Justo do país afirmou em comunicado que seu recente estudo sobre práticas do buscador mostraram que ele minava a competição justa no mercado publicitário.

A Yahoo Japan Corp., que realizou fusão com a plataforma de mídia social japonesa Line, começou a usar serviços de publicidade orientados por buscas com a tecnologia do Google após aquelas duas empresas formarem uma parceria em 2010.

O órgão japonês, porém, alega que o Google tem imposto restrições em seu acordo de anúncios por buscas com o Yahoo Japan há mais de sete anos, o que prejudica sua capacidade de competir por anúncios de busca direcionados.

Com informações de Estadão Conteúdo (Associated Press)
Imagem: Shutterstock

 

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