Dados e IA no varejo entram na agenda no último dia do Web Summit Rio

Executivos da Renner, Leroy Merlin e Loja Integrada discutem como unir tecnologia e emoção para impulsionar resultados.

A captura de dados dos consumidores e sua adequada utilização com a IA serão fatores fundamentais para elevar os resultados do varejo. Essa foi a conclusão do painel que reuniu, no último dia do Web Summit Rio, Fabio Faccio, CEO da Renner, Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin, e Victor Popper, CEO da Loja Integrada, com moderação do repórter da CNN Brasil, Cléber Rodrigues.

Faccio destacou que empresas de moda, como a Renner, precisam analisar não apenas dados dos consumidores com o apoio da IA, mas também considerar as características dos produtos, já que existem diferentes tamanhos e cores das mesmas mercadorias. A Inteligência Artificial pode ajudar a adequar a oferta, apresentando aos clientes os itens que eles têm maior chance de comprar.

Flávia, por sua vez, destacou a necessidade de aliar aos dados objetivos o conhecimento da psicologia do consumidor. “Nenhuma IA substitui a humanidade, um atendimento mais próximo dos clientes”, explicou. Pesquisas da Leroy Merlin mostram que reformar a casa provoca nas pessoas uma sensação de progresso e forte satisfação emocional. Esses sentimentos também precisam ser considerados, exemplificou a CMO.

Coube a Popper as falas mais espontâneas. Ele acredita que a IA vai mudar completamente o ambiente dos negócios. “Eu pedi para minha filha de 12 anos produzir um post para as redes sociais da minha empresa. Ela fez, com ajuda da Inteligência Artificial. Eu postei, e os resultados foram melhores do que os das postagens do nosso time de comunicação”, comentou. Popper é radical ao valorizar o poder das ferramentas de IA. “Todo mundo tem que ser um psicopata de IA ou ter um na sua empresa”, exagerou.

Em alguns pontos, todos concordaram: a IA está só começando, mas não dá para esperar; é preciso testar para aprender a usá-la. E os dados, sozinhos, não produzirão respostas aos grandes desafios do momento. É preciso conhecer o negócio e usar a tecnologia em favor das estratégias das empresas.

Imagem: Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist