Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo sob pressão: 6 pontos críticos para encarar 2025 sem tropeçar

Vendas em maio devem subir até 10%

Redação de Redação
2 de junho de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo

Mapeamento feito pela Seed Digital – hub de soluções digitais para performances no varejo físico – identifica os seis pontos de atenção para os varejistas no segundo semestre de 2025, em especial diante de um cenário macroeconômico que combina juro recorde (14,75%, maior patamar desde 2006), volta do IOF e inflação quase no dobro da meta (que é de 3%, mas IPCA está em 5,53% no acumulado em 12 meses até abril). O primeiro ponto de alerta, aliás, é a própria inflação. Na sequência vêm as bets, inteligência artificial (IA), experiências no PDV, estratégias de marketing e gestão. Para a Seed, olhar essas frentes será decisivo para os varejistas atravessarem o ano.

O tema inflação, como não poderia deixar de ser, é sempre o primeiro a se olhar. Com IPCA acima da meta, é inevitável o aumento da taxa Selic. Isso tudo faz o crédito se tornar mais caro e menos acessível. Uma velha ciranda bem conhecida de todo brasileiro. No varejo, segundo o relatório Índice de Intenção de Compra do Varejo (IICV-Seed), de abril, inflação elevada dificulta principalmente “a venda de produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”. A isso se soma o problema com as bets. O IICV-Seed cita dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirmando que o setor varejista perdeu R$ 103 bilhões em 2024, dinheiro que teria saído das compras para a jogatina digital. “Apostas online levaram 1,8 milhão de brasileiros para a inadimplência.”

Os dois pontos anteriores (inflação fora de controle e dinheiro migrando para as bets) são de origem macroeconômica e estrutural e sobre os quais os lojistas pouco têm a fazer para corrigir. Cabem somente atitudes paliativas e de precaução. Já os pontos a seguir estão sob decisão de cada varejista. O primeiro e igualmente inevitável é falar de Inteligência Artificial. Para a Seed Digital, “agentes de IA devem se consolidar como protagonistas no varejo, com as vendas influenciadas digitalmente ultrapassando 60%”. E esse número tende a crescer à medida que a IA personaliza as recomendações.

Relação cada vez mais customizada entre marcas e clientes leva a uma exigência maior para as experiencias no PDV, o quarto ponto citado pela Seed Digital. Segundo a empresa, é preciso ser ágil naquilo que não é valorizado na jornada de compra, “como a hora de pagar”, e ao mesmo tempo oferecer boas soluções no que tem valor percebido pelo consumidor, como experiencias imersivas, “uma realidade que o online não consegue reproduzir”. Os dois temas finais são revisar as estratégias de marketing – porque “cada geração exigirá abordagem mais refinada, que reconheça suas diversas preferências e valores” – e a gestão dos KPIs (indicadores de performance) – “os pontos de contato do varejo aumentaram e obrigam a aprimorar a gestão” para melhor controle dessas variáveis.

O IICV-Seed também faz projeções para o fechamento das vendas de maio e estima alta que pode chegar a 10%, em especial por causa do Dia das Mães. Em abril, houve queda (-0,43%), retração que só não foi maior pela performance dos segmentos de Maquiagem, Perfumaria e Cosméticos (+13,9%) e Construção, Decoração e Artigos para o Lar (+7,6%), na comparação com abril de 2024. Segundo Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital, dados de segmentos em alta pedem que o varejista amplie a oferta de produtos nas lojas, assim como invista em ações promocionais. “O crescimento na intenção de consumo desses itens sugere demanda aquecida”, disse. Na ponta oposto, o pior desempenho foi em Artigos Infantis (-20,4%). Segundo a Seed, a queda pode estar relacionada a um “ajuste de consumo após picos sazonais anteriores”.

Com informações de DCNews
Imagem: Envato

Postagem anterior

Microsoft anuncia investimento de US$ 400 mi para fortalecer recursos de tecnologia na Suíça

Próxima Postagem

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump
Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi
Economia

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná
Economia

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco
Economia

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida
Economia

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.