Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eu mudo, tu mudas, eles mudam… Mas nada mudou!

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
2 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

A única constante do mundo é a mudança… “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”… O planeta é assim! O ser humano é assim! O varejo é assim! Mudança, mudança, mudança…

A incorporação da tecnologia na vida de cada um de nós vem exigindo cada vez mais velocidade nas mudanças das organizações. A tecnologia mudou de mão. É o cliente que se apoderou dela para viver experiências cada vez mais tecnológicas na jornada de compras. Seja fazendo pesquisa de preço, solicitando um veículo para se deslocar até uma loja, simulando o uso de um produto em realidade aumentada, ou pagando no pin pad com a aproximação de seu celular… Todos estão experimentando uma vida mais conectada com as divertidas aplicações que a tecnologia nos proporciona.

Mas nem tudo mudou! Adoramos a tecnologia, mas nada substitui o atendimento olho no olho de um vendedor… Aliás, de um BOM vendedor! As organizações continuam dependentes de vendedores plenamente treinados para garantir a entrega plena do propósito da marca.

A necessidade de inserir a equipe em programas de desenvolvimento contínuo não mudou! Será cada vez mais exigido das corporações que proporcionem ambientes de aprendizagem contínua, dentro e fora de loja, que acompanhem esse mundo multifacetado, físico e digital… Analógico e digital. As equipes precisam ser cada vez mais multifuncionais, multiculturais, multigeração… Multitreinadas… Multipreparadas para as mudanças que aparecerão a cada novo e dinâmico dia de trabalho no varejo. Isso não mudou!

Também não mudou a mentalidade (de alguns – ou muitos – líderes) de que treinamento é custo, principalmente no varejo, que possui altas taxas de turn over. A pergunta é: “O que custa mais? Investir em treinamento sempre, correndo o risco de profissionais treinados saírem, ou não investir em treinamento e os funcionários ficarem?” Talvez, para esses que enxergam treinamento como custo, seja melhor deixar a equipe sem treinamento mesmo, pois é bem provável que não tenham processos e padrões bem definidos para transmitir à equipe. Talvez não tenham tampouco um propósito da marca. Talvez tenham parado no tempo e não enxerguem as mudanças constantes dos comportamentos dos consumidores.

Se você acredita que sua equipe é capaz de mudar continuamente para melhor, que ela é capaz de se transformar junto com o mundo, que treinamento é o principal fator de aumento de produtividade, segue a boa e velha receita de transformação de sua equipe:

  • Compreenda as mudanças do comportamento do consumidor;
  • Revise seus procedimentos de atendimento ao cliente, adequando às demandas impostas pelas mudanças compreendidas;
  • Formalize os processos revisados;
  • Fortaleça a cultura de treinamento da empresa e convoque a equipe para um processo contínuo de aprimoramento;
  • Estabeleça objetivos e metas;
  • Capacite, desenvolva, estimule e reconheça o time pelo bom desempenho;
  • Assuma a responsabilidade pelo desenvolvimento contínuo de sua equipe e pela conexão de todos com o “novo mundo” que acontece a cada dia;
  • Compreenda as mudanças do consumidor…

E aí? O que você vai mudar na sua vida hoje?

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Marcas próprias e terceirização terão destaque no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.