Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Fórum de Franquias e Negócios

“Eu aprendi que fazer o básico, o arroz com feijão, traz a solidez ao negócio”

Redação de Redação
2 de outubro de 2019
no Fórum de Franquias e Negócios, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Fundador da Chilli Beans, uma das marcas mais icônicas do mercado brasileiro, Caito Maia encerrou o 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. A veia empreendedora, paixão pelo negócio e visão do produto foram contados em sua palestra.

“O varejo é feito de detalhes. É isso que faz as coisas acontecerem. Eu aprendi que fazer o básico, o arroz com feijão, traz a solidez ao negócio”, destacou. A história do empresário com o setor de óculos começou quando revendia no Brasil produtos que adquiria nos Estados Unidos. Tudo isso para bancar suas atividades na banda Las Ticas Tiene Fuego.

A revenda faliu e o primeiro aprendizado veio “Até então vendia um produto e precisava de uma marca”, explicou. O Chilli Beans surgiu dentro do Mercado Mundo Mix, evento cultural  que expressa através de múltiplas linguagens artísticas, como artes, música e moda.

Essas três expressões são os pilares da marca, que atualmente possui 900 pontos de venda, sendo 400 deles quiosques, de está em 12 países.  A marca lidera o mercado de óculos de sol no Brasil, com share de 14%. O sucesso fez com que a história ganhasse interesse da indústria audiovisual, com previsão de virar filme em breve. Semanalmente lança dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e sete de armações de grau.

A Chilli Beans teve pioneirismo em várias práticas, como a venda de moda em corredores de shopping. O empreendedor descartou facilidades nos negócios e velocidade em ganhar dinheiro. “Hoje se fala muito em startups e pessoas que rapidamente se tornam milionárias. A pressa pelo milhão é curiosa. No fundo, o importante é a paixão pelo que se faz”, defendeu.

A inquietude e avidez por mudanças também tiveram destaque ao longo da trajetória da empresa. Maia citou o trabalho realizado pela consultoria Vimer para a Chilli Beans na loja do Ibirapuera. A sugestão de mudanças como expor com destaque as novas coleções e temas trouxeram aumento de vendas em quase 20% em vendas e 30% em fluxo no ponto de venda.

A trajetória também vem sendo marcada por ações ousadas como o Flagship Chilli Beans Oscar Freire, com 750 metros quadrados. A mega loja tem espaços que exibem óculos em mesas de sushi, recebe grandes eventos e tem andares dedicados a linguagens como a música.

O mais novo negócio da marca é a entrada no segmento de óculos de grau. Em junho desse ano, houve a inauguração da primeira Ótica Chilli Beans, no Shopping Cidade de São Paulo. A intenção é chegar a 400 óticas em três anos. “A gente percebeu que as pessoas quando vão comprar óculos de grau são tratadas como doentes. A ideia como o novo negócio é exercitar a ideia dos óculos de graus nas pessoas”, explicou o fundador.

Maia falou ainda das chamadas turnês pelas lojas. Anualmente o empresário visita 200 pontos de venda por ano. Ele destacou a importância desse movimento para além de uma ação midiática como forma de estreitar o contato com franqueados e perceber pessoalmente eventuais erros aplicados em lojas.

A sede por inovação fez uma simples convenção virar um produto. “Quando você é franqueador, você precisa encantar o seu franqueado. Há redes que punem franqueados que não vão a uma convenção. Nós resolvemos proporcionar algo novo: contratamos o diretor artístico do Cirque du Soleil para fazer uma convenção e acabou virando um show”, disse.

O evento, batizado Chilli Mob Cruise, virou um produto com um cruzeiro que tem três dias de musica, moda e arte em sua programação. A ação reúne 2 mil pessoas da Chilli Beans e 3 mil clientes e patrocinadores. A ação gerou uma enorme audiência e engajamento para a marca em 2019.

Por fim, Caito Maia abordou a velocidade de criação da marca e necessidade de contar histórias para vender produtos. As coleções mudam rapidamente e reúnem elementos que encantam fãs, como um disco voador desenhado pela cantora Rita Lee, design de fones de ouvido na série dedicada ao DJ Alok ou modelos com as cores das casas, pulseiras com logos dos protetores dos jogadores de Quadribol, e o Pomo de Ouro em alusão a Harry Potter.

A entrada constante de novas coleções faz a marca trabalhar de forma diferente com os estoques. “Trabalhamos com estoque curto. A gente aprendeu a girar esse produto. A ideia é que a cada duas semanas a gente tenha uma loja nova”, explicou.

Foto: StudioLopes

Postagem anterior

Ter o consumidor como centro é fundamental para uma transformação digital

Próxima Postagem

Carrefour Brasil adquire 49% da fintech de serviços digitais Ewally

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Carrefour Brasil adquire 49% da fintech de serviços digitais Ewally

Carrefour Brasil adquire 49% da fintech de serviços digitais Ewally

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.